A Nvidia confirmou que o Nintendo Switch 2 contará com uma GPU personalizada da fabricante, trazendo diversas melhorias expressivas em desempenho gráfico e tecnologias avançadas.
O processador da Nvidia desenvolvido para o Switch 2 permitirá jogos em até 4K no modo TV e 120 FPS a 1080p no modo portátil, além de suporte a HDR e taxa de atualização variável (VRR) via G-Sync. Essas informações foram divulgadas no último Nintendo Direct focado no novo portátil, no entanto, a transmissão não revelou que o chipset utilizado seria da Nvidia.
A Nvidia afirma ainda que o console terá 10 vezes mais desempenho gráfico em comparação com o Switch original.
Switch 2 terá gráficos e desempenho aprimorados graças às tecnologias da Nvidia
Segundo a fabricante, o console terá núcleos RT, responsáveis por garantir o recurso de Ray Tracing, que possibilitam iluminação dinâmica e reflexos mais realistas. Já os núcleos Tensor utilizam IA para aprimorar os gráficos por meio da tecnologia de upscaling DLSS.
“Os novos RT Cores oferecem traçado de raios em tempo real, proporcionando iluminação, reflexos e sombras realistas para mundos mais envolventes.
Os Tensor Cores potencializam recursos baseados em IA, como Deep Learning Super Sampling (DLSS), aumentando a resolução para detalhes mais nítidos sem sacrificar a qualidade da imagem.” — Nvidia.
Além dos aprimoramentos visuais, os Tensor Cores do Switch 2 possibilitarão novas aplicações de inteligência artificial, como rastreamento facial e remoção de fundo em bate-papos por vídeo. O recurso também promete otimizar o consumo de energia, garantindo um equilíbrio entre potência e eficiência.
O Nintendo Switch 2 será lançado em 5 de junho, com preço inicial de US$ 449,99. O valor para o mercado nacional ainda não foi divulgado, mas o lançamento no Brasil está confirmado para junho.
Para ficar por dentro das principais notícias de games e tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!