Computação Quântica: NVIDIA lança microsserviços de simulação na nuvem

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A NVIDIA anunciou o lançamento do NVIDIA Quantum Cloud, um serviço em nuvem projetado para expandir os horizontes da computação quântica em importantes domínios científicos como química, biologia e ciência de materiais.

Esse novo serviço, baseado na plataforma de computação quântica CUDA-Q de código aberto da empresa, permite que pesquisadores e desenvolvedores criem e testem algoritmos e aplicações quânticas na nuvem, incluindo simuladores e ferramentas para programação híbrida quântica-clássica.

Novo serviço de computação quântica (Imagem: freepik)

Tim Costa, diretor de HPC e computação quântica da NVIDIA, enfatizou que a computação quântica representa uma fronteira revolucionária e que o NVIDIA Quantum Cloud visa tornar essa tecnologia transformadora acessível a cientistas de todo o mundo.

Entre os recursos oferecidos pelo Quantum Cloud, destacam-se o Generative Quantum Eigensolver, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Toronto, e a integração do Classiq com a CUDA-Q.

Além disso, o serviço também apresenta o QC Ware Promethium, que aborda problemas complexos de química quântica, como simulação molecular.

Serviços na nuvem (Imagem: freepik)

A NVIDIA já conta com mais de 160 parceiros em seu ecossistema de computação quântica, incluindo grandes provedores de serviços de nuvem como Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure, além de outras empresas.

O serviço já está disponível para inscrição antecipada, permitindo que os interessados em computação quântica acelerem seu desenvolvimento nesse campo.

SAIBA MAIS!

  • Nutricionista na mão: Galaxy Ring pode promover alimentação saudável
  • Esqueceram de contar? Dubladora da Siri não sabia que Apple usava sua voz
  • Rumor: iPhone 17 terá tela antirreflexo e resistente a arranhões
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: