Computação Quântica: NVIDIA lança microsserviços de simulação na nuvem

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A NVIDIA anunciou o lançamento do NVIDIA Quantum Cloud, um serviço em nuvem projetado para expandir os horizontes da computação quântica em importantes domínios científicos como química, biologia e ciência de materiais.

Esse novo serviço, baseado na plataforma de computação quântica CUDA-Q de código aberto da empresa, permite que pesquisadores e desenvolvedores criem e testem algoritmos e aplicações quânticas na nuvem, incluindo simuladores e ferramentas para programação híbrida quântica-clássica.

Computação quântica imagem
Novo serviço de computação quântica (Imagem: freepik)

Tim Costa, diretor de HPC e computação quântica da NVIDIA, enfatizou que a computação quântica representa uma fronteira revolucionária e que o NVIDIA Quantum Cloud visa tornar essa tecnologia transformadora acessível a cientistas de todo o mundo.

Entre os recursos oferecidos pelo Quantum Cloud, destacam-se o Generative Quantum Eigensolver, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Toronto, e a integração do Classiq com a CUDA-Q.

Além disso, o serviço também apresenta o QC Ware Promethium, que aborda problemas complexos de química quântica, como simulação molecular.

servidores quanticos 2
Serviços na nuvem (Imagem: freepik)

A NVIDIA já conta com mais de 160 parceiros em seu ecossistema de computação quântica, incluindo grandes provedores de serviços de nuvem como Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure, além de outras empresas.

O serviço já está disponível para inscrição antecipada, permitindo que os interessados em computação quântica acelerem seu desenvolvimento nesse campo.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: