Em busca de soluções inovadoras para apoiar missões de longa duração no espaço profundo, a NASA lançou o LunaRecycle Challenge, uma competição aberta que oferece prêmios de até US$ 3 milhões.
Voltado para reciclagem de resíduos em missões fora do planeta, o desafio busca tecnologias capazes de converter materiais descartados, como embalagens de alimentos, vestimentas e resíduos de experimentos científicos, em produtos utilizáveis essenciais para a exploração espacial.
O LunaRecycle Challenge
Com a intensificação das missões Artemis e o plano de estabelecer uma presença humana permanente na Lua, a NASA reconhece que o gerenciamento sustentável de resíduos será fundamental.
O LunaRecycle Challenge da NASA quer incentivar o desenvolvimento de soluções de reciclagem de baixo impacto, baixa massa e eficiência energética que abordem fluxos de resíduos físicos e melhorem a sustentabilidade de missões lunares de longa duração.
“Operar de forma sustentável é uma consideração importante para a NASA, pois fazemos descobertas e conduzimos pesquisas tanto longe de casa quanto na Terra. Com este desafio, estamos buscando as abordagens inovadoras do público para o gerenciamento de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra para o benefício de todos”, afirmou Amy Kaminski, executiva do programa Prizes, Challenges, and Crowdsourcing da NASA.
Ao contrário dos esforços anteriores, que focavam na redução de peso e volume do lixo, o LunaRecycle Challenge prioriza tecnologias que transformem resíduos em novos produtos. Isso significa criar um ciclo de reaproveitamento na própria superfície lunar, permitindo que materiais inorgânicos descartados sejam convertidos em recursos essenciais para as missões.
Duas trilhas competitivas: Prototype Build e Digital Twin
O LunaRecycle Challenge oferece duas trilhas de competição distintas:
- Prototype Build: Envolve o design e o desenvolvimento de componentes de hardware para reciclar resíduos sólidos diretamente na superfície lunar. A proposta é criar sistemas físicos que possam processar um ou mais fluxos de lixo e gerar novos produtos úteis para a exploração lunar.
- Digital Twin: Foca no desenvolvimento de uma réplica virtual completa de um sistema de reciclagem lunar. A ideia é simular e projetar como os fluxos de resíduos poderiam ser transformados em produtos finais, ajudando a NASA a entender melhor as necessidades e os desafios para implementação em solo lunar.
As equipes podem optar por participar de uma ou ambas as modalidades, sendo que cada trilha oferece uma parte do prêmio.
Inscrição e requisitos do LunaRecycle Challenge
O desafio será coordenado pela University of Alabama, em parceria com a AI Spacefactory, vencedora de uma edição anterior do Centennial Challenge da NASA. A competição não apenas exige inovação em reciclagem, mas também busca atender a necessidades técnicas da NASA, como rastreamento logístico, gerenciamento de resíduos, fabricação de peças e produtos a partir de materiais reciclados.
Para participar, é necessário preencher o formulário de Expressão de Interesse do LunaReycle Challenge, disponível no site da NASA. Consultas adicionais sobre o desafio podem ser feitas diretamente pelos e-mails lunarecycle@ua.edu ou hq-stmd-centennialchallenges@mail.nasa.gov.
Liderado pelo Kennedy Space Center e apoiado pelo Marshall Space Flight Center, o LunaRecycle Challenge é um Centennial Challenge, parte do programa de Prizes, Challenges, and Crowdsourcing da NASA no Space Technology Mission Directorate. Com foco em soluções práticas e sustentáveis, a NASA espera que esta iniciativa seja um avanço não apenas para a exploração espacial, mas também para inovações sustentáveis aplicáveis na Terra.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!