Suspeita que seu WhatsApp foi clonado? Há alguns sinais que podem ajudar a identificar o problema para que o usuário proceda com as devidas medidas de segurança. Confira abaixo as principais atividades incomuns no aplicativo que podem indicar que a sua conta no mensageiro foi comprometida.
Os sinais de que o seu WhatsApp foi clonado
1. Seus contatos receberam mensagens suspeitas
Provavelmente um dos primeiros indícios de que estão tentando se passar por você no WhatsApp são as mensagens suspeitas que os criminosos podem enviar para seus familiares ou amigos. Por se tratar de um golpe, é comum que as mensagens peçam dinheiro ou ajuda de outra forma.
Caso alguém relate ter recebido uma mensagem estranha sua, já verifique os demais indicativos abaixo de que a sua conta no WhatsApp pode ter sido clonada. Também alerte os seus parentes e amigos para que nunca enviem dinheiro sem uma confirmação por chamada telefônica ou até de vídeo.
2. Há registros do seu WhatsApp em outros dispositivos
Se o seu número de WhatsApp for registrado em outro dispositivo, você receberá um SMS ou uma notificação informando sobre o cadastro, mesmo sem ter realizado nenhuma ação. Esse é o principal alerta de que alguém pode estar tentando clonar sua conta.
O recebimento de códigos de verificação via SMS sem que você tenha solicitado é um alerta de que alguém está tentando acessar sua conta. Embora a clonagem exija a confirmação por meio desse código de 6 dígitos enviado ao seu número, um invasor pode conseguir acesso se você compartilhar essa informação. Portanto, nunca forneça o código de confirmação a terceiros.
3. Sua conta foi desconectada repentinamente
Outro forte indício de que sua conta foi clonada é ser desconectado repentinamente do aplicativo. Isso pode acontecer porque o WhatsApp não permite o uso simultâneo da mesma conta em dois celulares diferentes (exceto aparelhos adicionais conectados).
Se você notar dificuldades constantes para acessar sua conta ou mensagens como “Não foi possível verificar este telefone”, isso pode indicar que um invasor registrou sua conta em outro dispositivo. Nesse caso, é recomendável bloquear a conta enviando um e-mail para support@whatsapp.com com os detalhes do ocorrido e o número completo.
4. Mudanças e ações estranhas no seu WhatsApp
Outro grande indício de que a sua conta do WhatsApp foi comprometida são ações e mudanças que não foram realizadas por você. Por exemplo:
- Mensagens que aparecem como lidas sem que você as tenha aberto
- Alterações no perfil
- Conversas com números desconhecidos
- Mensagens enviadas sem seu conhecimento
Para verificar dispositivos conectados, acesse Configurações > Dispositivos Conectados no WhatsApp. Lá, você poderá identificar acessos não autorizados e desconectar aparelhos desconhecidos.
WhatsApp clonado tem acesso às conversas?
Existe essa possibilidade. A Meta informa que, embora um invasor não tenha acesso a conversas anteriores ao entrar na sua conta, ele terá acesso aos seus grupos e às mensagens abertas. Além disso, caso o invasor tenha suas credenciais do Google Drive ou do iCloud, ele poderá restaurar o backup e acessar mensagens antigas, incluindo fotos e vídeos.
Caso o invasor tenha suas credenciais do Google Drive ou iCloud, ele poderá restaurar o backup e acessar mensagens antigas, incluindo fotos e vídeos. Nas Configurações do WhatsApp é possível reforçar sua segurança com opções como:
- Ative a verificação em duas etapas
- Habilite biometria ou reconhecimento facial
- Proteja os backups com criptografia de ponta a ponta
Como recuperar uma conta clonada do WhatsApp?
Caso perceba os sinais descritos acima no seu WhatsApp, a primeira medida que deve tomar para recuperar o controle da sua conta é desinstalar e reinstalar o aplicativo, fazer login com seu número e inserir o código de verificação enviado por SMS. Embora simples, apenas esse processo já desconectará o invasor automaticamente.
Há ainda os casos que envolvem o chamado "SIM Swap", quando o chip é transferido para outro dispositivo sem sua permissão. Nesta situação, o usuário deve entrar em contato com a operadora para bloquear o chip antigo, adquirir um novo e reativar o número. Depois disso, ele poderá reconfigurar a conta no WhatsApp com o token de verificação.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!