Como identificar golpes online e o que fazer se encontrar um

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Os golpes online seguem aumentando, e o uso de tecnologia avançada por criminosos está tornando mais fácil do que nunca para os fraudadores enganarem as pessoas com e-mails, mensagens de texto e telefonemas falsos.

Só nos Estados Unidos mais de 21 milhões de pessoas foram vítimas de fraude no ano passado, e 42% agora dizem que perderam dinheiro em golpes ou tiveram informações confidenciais obtidas e usadas de forma fraudulenta.

Por conta disso, plataformas - como o Google - estão fortemente comprometidas em elevar os níveis de proteção a fim de evitar que as pessoas recebam estes golpes e fiquem mais seguros.

Uma das melhores linhas de defesa para impedir golpes é entender como eles ocorrem e quais são os principais, já que um terço dos usuários online relataram não ter conhecimento para identificar golpes.

Assim, com base em dicas e ferramentas para evitar este tipo de situação, reunimos algumas das principais orientações para identificar golpes por e-mail, telefone, mensagem de texto e web, e o que fazer se você se deparar com um.

Acompanhe:

Dicas para identificar golpes por e-mail

Por mais seguros que as plataformas estejam, é sempre bom tomar alguns cuidados básicos quando o assunto é golpe por e-mail:

Golpes email
Golpes por e-mail são muito comuns(Imagem: freepik)
  • Atenção com e-mails de estranhos. Tenha cuidado ao abrir e-mails de pessoas que você não conhece e seja extremamente atento se alguém estiver pedindo informações pessoais.
  • Pense duas vezes antes de fazer solicitações urgentes.Não responda a e-mails de estranhos pedindo com urgência que você compartilhe informações pessoais, especialmente coisas como detalhes de contas bancárias, endereços residenciais ou números de cartão de crédito.
  • Verifique o endereço de e-mail do remetente. Mesmo que um e-mail pareça ser de um contato confiável — como seu banco — passar o mouse sobre o endereço de e-mail do remetente revelará a fonte real. Em muitos golpes, a pré-visualização do e-mail do remetente pode ser diferente do endereço real. Por exemplo, a pré-visualização pode dizer “Seu banco” e quando você passa o mouse sobre o endereço, na verdade diz “seubanco1@y0urbank.com”.
  • Verifique se há domínios semelhantes. Pessoas mal-intencionadas geralmente usam domínios aparentemente semelhantes para enganar as pessoas. Por exemplo, em vez do domínio @thisisgoodlink.com, um agente mal-intencionado pode usar “@thisisagoodlink.support”.
  • Sempre passe o mouse antes de clicar em um link.Se você tiver alguma dúvida sobre se um e-mail é de uma fonte confiável, não clique nos links no corpo do e-mail. Digite o endereço do site diretamente na barra de URL ou passe o cursor sobre o link para garantir que o URL não leve a um site malicioso.
  • A gramática é importante. Embora a IA esteja facilitando a produção de comunicações refinadas por golpistas, muitos e-mails fraudulentos ainda contêm pistas como erros de ortografia, gramática ruim ou fontes incompatíveis. Se você vir essas coisas em um e-mail, pense duas vezes antes de abri-lo ou clicar em qualquer link nele.
  • Ignore as redefinições de senha que você não enviou.Muitas solicitações de redefinição de senha são tentativas de pessoas mal-intencionadas de fazer com que você interaja e inadvertidamente permita o acesso à sua conta. Se você não solicitou uma redefinição de senha, basta excluir o e-mail.

Dicas para identificar golpes por telefone e mensagem de texto

Cada vez mais pessoas estão recebendo ligações e mensagens de texto não solicitadas pedindo suas informações pessoais. Lembre-se sempre: bancos nunca ligam, e desconfie de qualquer contato estranho por telefone ou mensagens de texto.

Golpe telefone
Os golpistas também abordam os usuários por telefone (Imagem: freepik)
  • Faça muitas perguntas. Os golpistas tentam enganar você com informações erradas, então faça muitas perguntas para verificar os detalhes que eles têm sobre você e não ofereça nenhuma informação em troca. Muitas vezes, os golpistas ficam frustrados e fica claro que eles não são quem dizem ser.
  • Jamais clique em links enviados por mensagens de texto. Estes links são uma forma popular de golpistas tentarem enganar você. Não clique em links em textos, especialmente de pessoas que você não conhece. Nunca baixe aplicativos enviados a você por mensagens de texto de fontes desconhecidas.
  • Não compartilhe credenciais temporárias. A verificação de dois fatores foi criada para manter você mais seguro, portanto, senhas, links ou códigos de acesso temporários nunca devem ser compartilhados. Nenhuma empresa legítima solicitará que você compartilhe suas informações de verificação de dois fatores.
  • Evite ligações urgentes. Assim como acontece com os e-mails, tenha cuidado com pessoas que ligam com urgência solicitando informações confidenciais por telefone, especialmente aquelas relacionadas a dinheiro ou informações pessoais.
  • Em um nível mais amplo, lembre-se desta regra: ninguém que deveria ter suas informações confidenciais ligará para solicitá-las.

Dicas para evitar golpes ao pesquisar na web

Golpe web
Sempre tome cuidado com pesquisas na web (Imagem: freepik)

Para manter você seguro nas pesquisa, as plataformas possuem políticas rígidas e sistemas avançados de combate a spam que mantêm a busca 99% livre de spam e ajudam a combater as tentativas dos golpistas de enganar as pessoas. Aqui estão 5 dicas adicionais para se manter seguro:

  • Vamos repetir: verifique os URLs antes de clicar em links desconhecidos. Assim como acontece com e-mails e links de texto, passe o mouse sobre um URL de anúncio suspeito antes de clicar nele, a fim de conseguir identificar o remetente para garantir que não seja malicioso.
  • Se procura anúncios, reúna insights sobre páginas da web, a loja ou empresa. Uma maneira de obter mais informações sobre uma fonte online suspeita é por meio de Sobre este resultado (os três pontos ao lado de um resultado de pesquisa), que permite que você saiba mais sobre fontes como uma loja online antes de clicar em sua página.
  • Use termos de pesquisa simples e tenha cuidado com formatações incomuns. Se você usar termos de pesquisa menos comuns, é possível que apareça conteúdo de baixa qualidade. Um sinal de que uma página pode ser uma fraude? Se usar formatação estranha, fontes incomuns e símbolos ou emojis inesperados.
  • Se você for uma empresa, destaque seu suporte ao cliente diretamente na Pesquisa. As plataformas buscam facilitar para os clientes o contato com empresas legítimas para obter suporte, e seguir estas etapas irão garantir que suas informações oficiais estejam acessíveis.

Caiu em um golpe? Veja o que fazer:

Um bom procedimento de segurança é utilizar números de cartão virtuais ao fazer compras online, o que adiciona uma camada extra de segurança e ajuda a protegê-lo de possíveis fraudes. Além disso:

  • Altere suas senhas e garanta que os golpistas não alteraram as informações da sua conta
  • Entre em contato com seus bancos e contas vinculadas para interromper qualquer atividade fraudulenta
  • Aumente sua segurança e ative a verificação em duas etapas (2SV), chaves de acesso, gerenciador de senhas, proteções e notificações de spam, modo de proteção aprimorada do Navegação segura no Chrome e use o Login com o Google para garantir que você esteja mais protegido em todas as suas contas online.
  • Denuncie o crime às autoridades locais e a agências governamentais.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: