O recente anúncio do Airbnb proibindo câmeras de segurança para monitoramento interno de acomodações levantou muitas preocupações sobre a privacidade dos hóspedes.
Para ajudar os viajantes a identificar câmeras ocultas, nós, junto à Kaspersky reunimos algumas dicas simples e eficazes. Acompanhe!
Use seu celular: Seu smartphone pode ser seu melhor aliado na detecção de câmeras escondidas. Grave um vídeo com a lanterna ativada e aponte-a para onde suspeita que uma câmera possa estar. Se houver um dispositivo oculto, você verá um flash na tela.
Observe a luz vermelha: Algumas câmeras de espionagem usam luz infravermelha, visível apenas para câmeras. Ao filmar no escuro, essa luz aparecerá na tela como um ponto - geralmente vermelho - pulsante. Experimente usar a câmera frontal do seu smartphone para uma melhor detecção.
Apps auxiliares: Existem aplicativos projetados para detectar câmeras espiãs. Alguns procuram por brilho da lente, enquanto outros buscam dispositivos conectados à rede Wi-Fi local. Olhe na sua loja de apps (iOS e Android) e pesquise por aplicativos de monitoramento doméstico inteligente.
É importante estar atento a locais comuns onde as câmeras podem estar escondidas, como sensores de fumaça, espelhos, tomadas, lâmpadas, entre outros.
Além disso, ao se conectar à rede Wi-Fi da casa, você pode usar um aplicativo no formato Smart Home Monitor para verificar todos os dispositivos conectados e identificar possíveis câmeras desconhecidas.
Com essas dicas simples, você pode proteger sua privacidade enquanto viaja.
SAIBA MAIS!