Um cometa que tem o visual parecido com a nave Millenium Falcon poderá ser visto da Terra a olho nu no eclipse solar total de 8 de abril.
O 12P/Pons-Brooks, apelidado de “Cometa do Diabo” orbita o Sol uma vez a cada 71 anos, semelhante ao cometa Halley. O corpo celeste não é uma novidade, pois ele foi visualizado pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons em 1812.
No entanto, como observa o site Astronomy, não havia informações suficientes para saber quando ele retornaria. Então, em 1884, o cometa foi avistado novamente por William Robert Brooks. Astrônomos ainda trabalham com a possibilidade do 12P/Pons-Brooks já ter sido descoberto centenas de antos antes, em 1385 na China.
A última vez que o “Cometa do Diabo” passou perto da terra foi em 1954, quando esteve a 1,9 UA do Sol. UA, ou Unidade Astronômica, é a medida de distância entre a Terra e o Sol e cada unidade é equivalente a 150 milhões de quilômetros.
Estima-se que o cometa é maior que o Monte Everest, ou seja, maior que 8,8 mil metros de altura.
Em julho do ano passado, o cometa sofreu uma grande explosão que expeliu um monte de gás e poeira que formaram chifres brilhantes em suas pontas. Por isso, ganhou o apelido de “Cometa Diabo”, no entanto, seu formato também resultou em comparações com a nave Millenium Falcon da franquia Star Wars.
Apesar de seu tamanho e do apelido gerarem medo, o Cometa Diabo não representa perigo para a Terra, afinal, quando o 12P/Pons-Brooks gira em torno do periélio (ponto de órbita) do Sol, isso acontece em uma distância de 0,8 UA.
Como mencionado, o cometa ficará visível na Terra a olho nu apenas em 8 de abril, porém, a visualização só estará disponível na América do Norte. Na ilustração abaixo é possível ter uma noção da distância do 12P/Pons-Brooks em relação ao eclipse solar:
SAIBA MAIS!
- Estudantes brasileiras vencem desafio da NASA e vão para os EUA
- MWC 2024: Xpanceo apresenta lentes de contato com visão noturna e zoom
- Brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar