A Qualcomm anunciou recentemente o Snapdragon 8 Elite, um processador que promete ainda mais desempenho para os próximos smartphones de topo de linha. Após o lançamento do chipset, a equipe de desenvolvimento do kernel Linux já iniciou a implementação de patches de compatibilidade, que devem otimizar ainda mais essa integração.
Em uma publicação no LinkedIn, o diretor de engenharia da Qualcomm, Trilok Soni, divulgou que o Snapdragon 8 Elite possui suporte ao Linux desde o "primeiro dia", o que abre portas para a emulação de jogos de PC em dispositivos móveis equipados com o novo processador de ponta.
Como reportou o site WCCFTECH, o Snapdragon 8 Elite impressionou no teste de benchmark 3DMark Steel Nomad Light ao superar o AMD Radeon 780M, presente no console portátil ASUS ROG Ally. Isso demonstra que o processador é potente o suficiente para executar jogos AAA (de alto orçamento). No entanto, é importante ressaltar que o processador ainda necessita de alguns ajustes nas configurações visuais para garantir um bom desempenho em jogos de alta demanda gráfica.
O Snapdragon 8 Elite promete uma capacidade ainda maior de emular jogos lançados para consoles e PCs. Um vídeo recente demonstra que o processador da geração anterior, o Snapdragon 8 Gen 3, também apresenta potencial para rodar jogos de alto orçamento, embora mais antigos, como Fallout 4, BioShock Remastered e Far Cry.
No vídeo, o YouTuber ETA Prime utiliza o Winlator, uma ferramenta de emulação de Windows, e consegue rodar os jogos com taxas de quadros decentes em um Galaxy S24 Ultra.
Com o suporte nativo ao Linux e alto poder de processamento, o Snapdragon 8 Elite pode apresentar experiências aprimoradas para emulação de sistemas operacionais de PC e jogos. Nos próximos meses, espera-se que surjam mais vídeos de usuários testando jogos em smartphones equipados com o novo processador da Qualcomm.
Com informações de WCCFTech e Gizmochina.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!