Coisa de filme! Robô Atlas faz giros de cabeça que lembram um filme de terror (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Boston Dynamics apresentou o mais recente vídeo do Atlas, seu robô humanoide avançado, em uma demonstração que desafia o conceito tradicional de robótica. Diferente dos sistemas controlados remotamente ou com movimentos programados, o Atlas agora opera de forma totalmente autônoma, realizando ações adaptativas em tempo real.

O curioso do vídeo divulgado pela empresa é o alcance da rotação do movimento da cabeça e do tronco do robô, fazendo com que a demonstração lembrasse muitos dos espectadores sobre um certo filme de terror, nesta sexta-feira pós Halloween.

Robô humanoide parece ter saído de um filme

Em abril, a Boston Dynamics divulgou um teaser do Atlas que já impressionou pelas habilidades do robô. Agora, contudo, o novo vídeo mostra o humanoide utilizando seus sensores visuais, de força e proprioceptivos para ajustar suas ações, trazendo uma precisão inspirada na biomecânica humana, conforme noticiou a página New Atlas.

A exibição superou as expectativas ao mostrar como o Atlas se movimenta com fluidez e responde a cada situação com agilidade. O vídeo chamou atenção também pela amplitude de movimentos do robô, junto ao fato de eles serem tão orgânicos, o que para alguns espectadores remeteu à clássica cena de O Exorcista, quando a personagem Linda Blair gira a sua cabeça.

Talvez a proximidade com o Halloween tenha motivado a comparação, mas os movimentos do robô realmente impressionam e parecem ter saído de um filme, mas não um de terror, mas sim um de ficção científica. A combinação de visão computacional e aprendizado de máquina está claramente levando a robótica a um novo patamar.

robô humanóide atlas
Imagem: captura de tela / Boston Dynamics

“O Atlas usa um modelo de visão de aprendizado de máquina (ML) para detectar e localizar o ambiente... Não há movimentos prescritos ou teleoperados; todos os movimentos são gerados autonomamente online”, destacou a empresa.

Essa autonomia permite que o robô reaja a mudanças no ambiente e supere obstáculos inesperados, como acessórios movidos ou falhas no próprio movimento, provando que o Atlas já é um exemplo dos avanços alcançados no que condiz a autonomia de robôs humanoides.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: