A Coca-Cola anunciou o Y3000, "o primeiro sabor futurista co-criado com inteligência humana e artificial." Isso mesmo! A gigante do ramo de bebidas lançou um refrigerante "do futuro", criado a partir de uma pesquisa entre seus clientes e dos recursos da tecnologia.
"Nós nos desafiamos a explorar o conceito de qual seria o sabor de uma Coca-Cola do futuro”
"Inspirados pela intemporalidade da Coca-Cola, queremos celebrar a ideia de todos sobre como será o futuro." Essa foi a afirmação de Oana Vlad, diretora sênior de estratégia global da Coca-Cola, no comunicado à imprensa que apresentou o novo produto da empresa.
Conforme explicado no comunicado, o moderno refrigerante foi desenvolvido a partir de duas etapas. A primeira delas se apoiou na inteligência humana. A Coca-Cola pediu aos seus consumidores que compartilhassem "emoções, aspirações, cores, sabores e muito mais” acerca de como visualizam o futuro.
Na segunda etapa, foi a vez de a Inteligência Artificial agir. Com ajuda da tecnologia, a empresa combinou todas as perspectivas coletadas com “insights obtidos a partir da IA”. A partir do processamento dessas informações, a IA teria ajudado a Coca-Cola a “a desenvolver perfis de sabores e combinações” do Y3000.
Segundo Vlad, a união entre os dois "tipos de inteligência" foi intencional, tendo como objetivo expressar o que Coca-Cola acredita que o amanhã trará. “Esperamos que a Coca-Cola ainda seja tão relevante e refrescante no ano 3000 quanto é hoje, por isso nos desafiamos a explorar o conceito de qual seria o sabor de uma Coca-Cola do futuro e que tipo de experiências a Coca-Cola do futuro vai desbloquear.”
Como é o sabor do Y3000
Até o momento,a única descrição disponível é "futurístico". A Coca-Cola não descreveu o sabor do Y3000. O que sabemos é que o refrigerante chegará a mercados selecionados, e por tempo limitado, em países como Estados Unidos, Canadá, China, e outros lugares da Europa e da África.
Além disso, a Coca‑Cola Y3000 será disponibilizado em uma versão regular e uma versão sem açúcar.
Lata de edição limitada também foi criada usando IA
Se até o refrigerante foi criado com ajuda de IA, a sua embalagem não poderia ter ficado de fora do processo. De acordo com a Coca-Cola, a lata da bebida também usou IA para desenvolver seu design futurístico.
Conforme a empresa descreveu, os desenhos na latinha “mostram o líquido em um estado de transformação e evolução, comunicado por meio de mudanças de forma e cor que enfatizam um futuro positivo”. A logo da Coca-Cola vem uma versão pixelada, enquanto a lata traz cores cromadas limpas.
Após o "boom" que o lançamento do ChatGPT provocou na indústria de IA, diferentes empresas estão investindo fortemente no uso da tecnologia em seus processos de produção. E a Coca-Cola não é a primeira do ramo alimentício a inovar com o recurso.
No início deste ano, a gigante japonesa de bebidas Sapporo afirmou ter usado IA para otimizar seu tempo de produção, conseguindo criar novas bebidas na metade do tempo normal. Já a Campbell Soup revelou ter utilizado IA para criar sua nova sopa Chunky Ghost Pepper Chicken Noodle.
SAIBA MAIS!
- iPhone 15 Pro Max esgota menos de uma hora após seu lançamento
- Samsung e OnePlus fazem piada do USB-C da Apple (que já ganhou memes)
- Tudo sobre a atualização do PS5: Dolby Atmos, controle de assistência e mais
- Canais do WhatsApp chegam ao Brasil a partir de hoje (Saiba como seguir)
- Recurso para enviar mensagens entre WhatsApp e Telegram está em teste