Chromecast é descontinuado, mas Google TV Streamer chega para substituí-lo

 William Schendes
William Schendes

O Google anunciou nesta terça-feira (6) que encerrou a fabricação do Chromecast, popular dispositivo para reprodução de streaming. Dessa forma, o aparelho continuará sendo vendido enquanto durarem os estoques.

A empresa também diz que os aparelhos mais novos continuarão recebendo atualizações de software e segurança, mas não especifica quais.

Chromecast é descontinuado
Chromecast 4K (Imagem: Divulgação/ Google)

O primeiro Chromecast foi lançado em 2013, quando ainda havia poucas Smart TVs com aplicativos de streaming. Na época, o Chromecast chegou para facilitar a transmissão de celulares e outros dispositivos móveis na TV. Ao todo, foram lançadas seis versões do aparelho de streaming nos 11 anos que ele foi fabricado.

Anúncio do Google TV Streamer

Além do encerramento do Chromecast, a empresa apresentou seu novo aparelho de streaming, nesta terça-feira, o Google TV Streamer, um set-top box 4K que chega para rivalizar com o Apple TV 4K.

Google TV Streamer
Google TV Streamer. (Imagem: Divulgação/ Google)

O dispositivo, disponível em porcelana (branco) e avelã (verde escuro) e conta com um design inclinado. Suas entradas incluem conectores HDMI 2.1, Ethernet e USB-C para energia.

Falando sobre especificações técnicas, o aparelho tem 4GB de RAM e 32GB de armazenamento, além de suportar 4K HDR a 60 FPS com Dolby Vision e Dolby Atmos.

O aparelho também conta com um hub central para casas inteligentes que facilita o controle de dispositivos domésticos inteligentes através de um painel Google Home acessível diretamente na tela da TV.

O Google TV Streamer conta com alguns recursos de IA, como resumos sobre conteúdos de streaming e protetores de tela personalizados.

Disponível para pré-encomendas a partir de hoje nos Estados Unidos, o Google TV Streamer será lançado oficialmente em 24 de setembro por US$ 99,99 (cerca de R$ 565, em conversão direta). Por ora, não há expectativa de lançamento no mercado brasileiro.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: