Chrome vai bloquear preenchimento automático de senhas se seu Android for roubado

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google Chrome para Android está prestes a ganhar um novo recurso de segurança chamado Identity Check, que será integrado ao Android 15 QPR1, previsto para dezembro de 2024. O objetivo desse recurso é adicionar uma camada extra de proteção para dados sensíveis.

Para isso, a nova ferramenta força a autenticação biométrica em aplicativos, mesmo que o telefone esteja fora de um local confiável. Com isso, mesmo que um ladrão tenha acesso ao PIN, padrão ou senha da tela de bloqueio, ele não conseguirá acessar aplicativos críticos.

Proteção além da tela de bloqueio

proteção google chrome android
Imagem: Shutterstock / Alberto Garcia Guillen

Recentemente, o Google lançou novos recursos de proteção contra roubo para os usuários de Android. No caminho Configurações > Google > Todos os Serviços > Proteção contra roubo, já é possível ativar as duas novas funções.

A Theft Detection Lock bloquei a tela do telefone se detectar que ele foi roubado. Já o Bloqueio do dispositivo offline bloqueia o telefone um tempo depois de ele ficar offline, para casos em que os ladrões retiram a rede para que o usuário não possa bloquear o aparelho remotamente.

Mas e se os ladrões, de alguma forma, souberem a senha de desbloqueio? É aqui que entra o Identity Check, conforme descoberto pelo Android Authority. Quando ativado, esse recurso vai exigir autenticação biométrica — como reconhecimento facial ou impressão digital — mesmo para aqueles aplicativos que tradicionalmente aceitariam o desbloqueio via PIN ou senha.

Isso promete uma segurança adicional para o preenchimento automático de senhas, métodos de pagamento e outras configurações críticas no Google Chrome, além de impedir que invasores possam alterar configurações importantes ou desativar proteções contra roubo.

A expectativa é que o Identity Check funcione exclusivamente nos dispositivos que executam o Android 15 QPR1 ou versões posteriores. O Google não deu muitos detalhes sobre o funcionamento exato da funcionalidade, mas espera-se que seja ativada via uma atualização no aplicativo Google Play Services, permitindo a configuração de “biometria obrigatória”.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: