Enquanto grandes empresas de tecnologia comemoram os avanços feitos em seus ainda lentos e descoordenados robôs humanoides, a companhia chinesa Unitree surpreendeu o mundo ao mostrar a versão mais recente do seu H1, já consagrado como o robô humanoide mais rápido do mundo atualmente.
Nos vídeos, o robô impressiona não apenas pela velocidade com que já consegue se mover, mas também por sua coordenação. Ele, inclusive, aparece subindo escadas, pulando e até dançando.
O habilidoso Evolution V3.0
O “Evolution V3.0”, versão mais nova do robô H1 da Unitree, tem cerca de 1,8m de altura e pesa em torno dos 50 kg. O humanoide bípede alcança a velocidade de 3,3 metros por segundo (11 km/h mais ou menos) no vídeo. A empresa, contudo, afirma que ele pode chegar a 5 m/s (18 km/h).
A marca configura um recorde em termos de velocidade já alcançada por um robô humanoide. Embora isso já fosse o suficiente para surpreender o mundo, o H1 ainda mostra que pode pular, manusear habilmente pequenos objetos com suas mãos, subir e descer escadas e até dançar ( ele tem ritmo!).
Em um vídeo anterior (abaixo), a Unitree já havia demonstrado também a resistência do robô. No teste, um engenheiro da Unitree tenta derrubá-lo com chutes, mas ele se mantém firme.
O tecnologia por trás do ambicioso projeto
Para alcançar a mobilidade, a velocidade e a coordenação do H1, a Unitree utiliza a tecnologia LiDAR, por meio da qual o robô consegue mapear constantemente seus arredores em 360 graus. Para avaliar distâncias, o H1 conta com uma câmera frontal de profundidade visual.
Suas articulações da área do quadril proporcionam um torque máximo de 360 newton-metros (Nm). A partir disso, o sistema consegue permitir o movimento completo das pernas do robô para frente e para trás.
Em um documento oficial, o Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China anunciou que o plano do país é produzir o H1 em massa até 2025 e torná-lo um produto tão indispensável quanto computadores e smartphones.
O ambicioso projeto chinês aposta no H1 para desempenhar diferentes tarefas para os humanos. Dadas as capacidades que o robô já demonstra nos vídeos, ele parece estar cada vez mais perto de poder atuar como segurança, auxílio em situações de emergências, entre outros serviços.
FIQUE POR DENTRO!
- Spotify lança videoclipes para assinantes premium; saiba como acessar
- PS Plus Extra e Deluxe receberão 13 jogos em março; confira a lista
- Estados Unidos avançam com projeto de lei que pode banir o TikTok