A China está desenvolvendo um chatbot de inteligência artificial (IA) para que os cidadãos aprendam a filosofia socialista do presidente Xi Jinping, conforme reportou o Financial Times.
O chatbot de inteligência é alimentado por um modelo de linguagem ampla (LLM) desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Ciberespaço da China. Esse modelo foi treinado com o livro “Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era”, que inclui a visão do presidente chinês sobre vida política, social e econômica.
Por ora, o novo modelo de IA está sendo usado em um centro de pesquisa do órgão regulador da China, a Administração do Ciberespaço da China (CAC), mas a ideia é disponibilizá-lo publicamente para os cidadãos chineses.
Esse LLM faz parte dos esforços das autoridades chinesas em divulgar as ideias de Xi sobre política, economia e cultura em diferentes formatos.
De acordo com o CAC, além de disseminar filosofias, o modelo é capaz de interagir com os usuários, criar relatórios, resumir informações e fazer traduções entre inglês e chinês.
Como destaca o South China Morning Post, o ChatGPT não pode ser acessado na China. Por isso, muitas empresas do país estão desenvolvendo seus próprios chatbots. No entanto, essas companhias são obrigadas a seguir controles regulamentares governamentais, além de garantir que suas tecnologias estão alinhadas com as diretrizes de Pequim.
FIQUE POR DENTRO!
-
China irá remover chips Intel e AMD de seus sistemas de telecomunicações
-
Banimento? China proíbe chips da AMD e da Intel em máquinas do governo
-
China lidera registro de patentes tecnológicas em 2023; EUA fica na segunda posição