Como diria o Quico: "Não deu". No último final de semana, o SBT deu início à prometida reexibição das clássicas séries Chaves e Chapolin, mas o uso de Inteligência Artificial (IA) para remasterizar os episódios parece ter causado alguns problemas bem sérios que decepcionaram o público saudoso.
Texturas distorcidas, movimentos de câmera estranhos e alguns outros elementos que resultaram em cenas bizarras foram citados por espectadores nas muitas críticas publicadas na rede social X e em fóruns especializados.
Movimentos de câmera e personagens distorcidos
A notícia do retorno da transmissão das aclamadas séries Chaves e Chapolin foi muito bem recebida pelo público que cresceu assistindo a esses programas da televisão mexicana. Após um hiato de 4 anos das séries na TV brasileira, contudo, a volta decepcionou por problemas causados pelo uso de IA.
Um dos problemas mais notados pelos fãs foi o movimento de câmera. A IA, aparentemente na tentativa de centralizar os personagens, gerou tremores que não estavam presentes nos episódios originais. Usuários do Fórum Chaves destacaram momentos em que a imagem parecia instável, como se o quadro tentasse se ajustar sem sucesso.
Além disso, os fãs relataram o que descreveram como um “efeito plastificado”, no qual personagens, objetos e cenários perdiam suas texturas naturais. Um exemplo claro disso foi uma cena em que o rosto do Seu Madruga parecia fundido com a parede ao fundo, enquanto uma figurante em Chapolin perdia completamente sua expressão facial, ficando com uma aparência artificial.
Em outro exemplo apontado pelos usuários na rede social X, o Chaves parece estar com o rosto completamente quadrado, já o Chapolin aparece em uma cena com 6 dedos em uma das mãos e 4 dedos na outra.
Outras séries da nossa infância já sofreram com a IA
Outras duas séries que marcaram a infância de muitas pessoas no Brasil já haviam sido "vítimas" de efeitos bizarros causados pela utilização de IA para remasterizar as imagens mais antigas: Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua.
Durante a reexibição dos programas clássicos pela TV Cultura, os episódios, que haviam sido gravados no formato 4:3 das antigas televisões de tubo, tiveram suas imagens expandidas digitalmente para o formato 16:9. O resultado: distorções estranhas nos corpos dos personagens.
Essas experiências recentes com IA acabaram gerando críticas sobre o uso excessivo de tecnologia e como isso pode macular, de certa forma, o visual histórico e emocional de séries tão queridas e clássicas. No fim do dia, será que a imagem antiga não faz parte da identidade do Chaves e do Chapolin? Pelo menos era melhor do que o resultado com IA.
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