ChatGPT travando? Aprenda a resolver os problemas mais comuns

 William Schendes
William Schendes

Se você utiliza o ChatGPT com frequência, já deve ter passado por situações em que o chatbot não “quis trabalhar” seja por instabilidade de servidor ou lentidão.

Na última semana, a OpenAI fez uma grande atualização nos modelos GPT-3.5 e GPT-4 para corrigir parte dos problemas de funcionamento do chatbot. Porém, essa atualização não descarta possíveis erros e instabilidades que podem aparecer durante o uso da ferramenta.

Por isso, listamos algumas medidas e alternativas para resolver os problemas mais comuns do chatbot. Confira:

Como resolver problemas e erros do ChatGPT
(Imagem: Choong Deng Xiang/ Unsplash)

ChatGPT Network Error

Um dos erros mais comuns do ChatGPT é o “Network Error” (“Erro de Rede”). Essa mensagem indica que ocorreu um problema de conexão com o chatbot.

A primeira coisa a se considerar nesse caso é a conexão de internet, portanto, vale verificar se está tudo certo com a banda larga fornecida pelo seu provedor.

Para isso, existem algumas soluções para analisar se conexão de banda larga está estável, o Speedtest, por exemplo, mostrará a velocidade upload e download.

Outra solução é verificar com a própria provedora se a qualidade está estável, algumas operadoras fornecem essas informações em aplicativos de dispositivos móveis.

Foi bloqueado? O problema pode estar na VPN

Os problemas de conexão com o ChatGPT também podem ser causados pelo uso de VPN. Como destaca o Android Autorithy, isso acontece porque a OpenAI costuma bloquear acessos de endereços de IP VPN usados constantemente para evitar abusos.

Portanto, caso o chatbot tenha bloqueado, a indicação é deslogar, desativar a VPN e fazer o login novamente.

ChatGPT fora do ar

Há casos que, infelizmente, não há muito o que ser feito para conseguir usar o ChatGPT. Isso porque o chatbot enfrenta problemas de servidores com frequência. Então, antes de ter dores de cabeça, a dica é conferir se o chatbot está funcionando corretamente. Para isso, você pode visitar a página de status da OpenAI, onde é possível conferir se o chatbot está passando por algum tipo de instabilidade.

Para verificar se há outras pessoas passando pelo mesmo problema, o Downdetector é uma boa alternativa por registrar onde os usuários estão enfrentando dificuldades (no site ou aplicativo) e apresentar as reclamações mais frequentes sobre as falhas do produto.

Feche o site ou aplicativo, limpe o cachê e logue novamente

É comum que o ChatGPT apresente instabilidade e diferentes mensagens de erro após ter ficado aberto por um longo período ou muitas solicitações em pouco tempo.

Uma possível solução para esse cenário é fechar o aplicativo ou site e logar novamente. Se isso não resolver, pode ser necessário limpar o cachê e dados de navegação do seu navegador.

Essa opção pode ser facilmente encontrada ao pressionar Ctrl + Shift + Delete no seu navegador. Outra alternativa para acessar essa opção é na aba de pesquisa das configurações do Chrome e Edge buscando por “Remover dados de Navegação” e “Limpar dados de navegação”, respectivamente.

Para não remover todos os dados, histórico e senhas do seu navegador, lembre-se de alterar o período que deseja excluir — a recomendação é escolher entre “ÚItima hora” e “Últimas 24 horas”.

Upgrade para o ChatGPT Plus

Se você está precisando utilizar o ChatGPT para alguma tarefa urgente e não se dá bem com outros chatbots de IA como Copilot e Bard, uma solução pode ser adquirir o ChatGPT Plus, versão paga da ferramenta, que atualmente custa US$ 20 por mês (quase R$ 100, na cotação atual).

A justificativa para isso é bem simples: prioridade na utilização do chatbot. Desde o seu lançamento, o ChatGPT ficou marcado por indisponibilidades causadas pelo alto volume de acessos de milhões de usuários.

Por isso, uma das vantagens do ChatGPT Plus é o acesso prioritário aos assinantes da ferramenta e, dessa forma, podem ter suas solicitações atendidas com mais rapidez que os demais usuários.

O ChatGPT Plus não é a solução definitiva para os erros e problemas de instabilidade do chatbot, porém, com a atualização de janeiro do GPT-4 Turbo (disponível na versão paga), a OpenAI afirma que o modelo de linguagem está “menos preguiçoso”.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: