A OpenAI confirmou que um ataque DDoS afetou o ChatGPT, deixando o serviço instável. O incidente, divulgado na noite de ontem (8), foi declarado pela empresa como a causa da instabilidade enfrentada.
A perturbação inicial foi detectada no período da manhã de ontem (8). Conforme a página de status do ChatGPT, a OpenAI indicou que os ataques ainda persistem.
O que é um ataque DDoS?
Um ataque DDoS, ou de negação de serviço distribuído, sobrecarrega um serviço ou site com múltiplos acessos simultâneos, inundando o servidor com inúmeras solicitações. Recentemente, o Google enfrentou um ataque DDoS com um pico de 398 milhões de solicitações por segundo, registrado como o maior ataque desse tipo na história.
A ação do DDoS contra a OpenAI resultou em instabilidades tanto no ChatGPT quanto na API para desenvolvedores. Em nossos testes, no dia seguinte a IA generativa não apresentou problemas. Durante o auge do ataque, alguns usuários se depararam com mensagens informando que o ChatGPT havia atingido sua capacidade máxima ou a página não carregava.
Apesar dos esforços para mitigar o ataque DDoS, a última atualização na página de status da empresa, relatou a continuidade das ações de combate ao ataque. Não houve mais informações até o fechamento desta reportagem, e caso ocorram novidades esse conteúdo será atualizado.
Além disso, o ataque à API de inteligência artificial pode impactar desenvolvedores que integram o ChatGPT em outros serviços e aplicativos, afetando o funcionamento de seus produtos.
Via
SAIBA MAIS!
- MediaTek Dimensity 9300: IA generativa é a aposta para smartphones da próxima geração
- Waze anuncia recurso que alerta sobre ruas com histórico de acidentes (Saiba como ativar)
- OpenAI anuncia "GPT-4 Turbo" com atualizações e preços reduzidos