ChatGPT: OpenAI apresenta o GPT-4o mini, que substituirá o GPT 3.5 Turbo

 William Schendes
William Schendes

A OpenAI lançou nesta quinta-feira (18) o GPT-4o mini, uma versão menor e mais rápida do GPT-4o, seu modelo de linguagem ampla mais avançado. Com o lançamento, o GPT-4o mini substituirá o GPT-3.5 Turbo na versão gratuita do ChatGPT.

De acordo com a OpenAI, o GPT-4o mini terá grande parte dos mesmos recursos da versão mais avançada, incluindo a capacidade de analisar imagens, além de ser mais rápido e mais barato. No entanto, a versão mini é treinada com menos parâmetros, portanto não tem toda a capacidade de raciocínio do GPT-4o padrão.

“Como parte do nosso processo de desenvolvimento de modelo, trabalhamos com um punhado de parceiros confiáveis para entender melhor os casos de uso e as limitações do GPT-4o mini. Fizemos parcerias com empresas como a Rampe e Superhuman que descobriram que o GPT-4o mini tem um desempenho significativamente melhor do que o GPT-3.5 Turbo para tarefas como extrair dados estruturados de arquivos de recibos ou gerar respostas de e-mail de alta qualidade quando fornecido com histórico de threads.”

- OpenAI, em comunicado.

A partir de hoje, todos os usuários do ChatGPT, incluindo os planos Free, Plus e Team, poderão optar pelo novo LLM. Futuramente, o GPT-3.5 Turbo será removido do chatbot.

ChatGPT: OpenAI apresenta o GPT-4o mini, que substituirá o GPT 3.5 Turbo
(Imagem: OpenAI)

Conforme reportou o TechCrunch, o GPT-4o mini supera modelos menores de concorrentes. No teste de benchmark MMLU (Measuring Massive Multitask Language Understanding), a nova IA teve uma pontuação de 82%, superando o Gemini 1.5 Flash (79%) e o Claude Haiku (75%). O GPT-3.5 obteve uma pontuação de 70%.

Ainda vale a pena assinar o ChatGPT Plus? Recursos pagos ficam gratuitos

Após o lançamento do seu mais recente modelo de inteligência artificial, o GPT-4o mini, a OpenAI revelou que diversos recursos anteriormente disponíveis apenas para assinantes pagos do ChatGPT Plus agora estão acessíveis também aos usuários gratuitos.

Conforme divulgado em uma publicação na plataforma X (antiga Twitter), os usuários sem custo do ChatGPT agora têm acesso a recursos como navegação, visão, análise de dados, upload de arquivos e GPTs personalizados.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: