A OpenAI anunciou um novo recurso chamado Memory (memória) para o ChatGPT. Com essa nova ferramenta, o chatbot de inteligência artificial (IA), poderá armazenar consultas, comandos de cada usuário.
Esse recurso foi anunciado em fevereiro e estava em testes desde então. Mas agora ele está sendo disponibilizado amplamente para assinantes do ChatGPT Plus fora da Europa e Coreia.
Como explica o The Verge, esse novo recurso permitirá que o ChatGPT forneça respostas mais personalizadas para cada usuário. Isso porque a Memória lembrará de detalhes e aprenderá com interações parecidas com os algoritmos da OpenAI.
Na prática, o ChatGPT lembrará de quem é você e quais são as suas preferências e adotará um tom de conversa. Na postagem do blog, a OpenAI lista alguns exemplos de como a memória poderá lembrar de detalhes dos usuários:
Você explicou que prefere que as notas da reunião tenham títulos, marcadores e itens de ação resumidos na parte inferior. ChatGPT se lembra disso e recapitula as reuniões desta forma.
Você disse ao ChatGPT que possui uma cafeteria no bairro. Ao debater mensagens para uma postagem social comemorando um novo local, o ChatGPT sabe por onde começar.
Você mencionou que tem uma criança pequena e que ela adora águas-vivas. Quando você pede ajuda ao ChatGPT para criar seu cartão de aniversário, ele sugere uma água-viva usando um chapéu de festa.
Como professora de jardim de infância com 25 alunos, você prefere aulas de 50 minutos com atividades de acompanhamento. ChatGPT se lembra disso ao ajudá-lo a criar planos de aula.
De acordo com a desenvolvedora, o ChatGPT informará aos usuários quando as memórias forem atualizadas e os usuários poderão escolher o que o chatbot deve ou não lembrar. Para isso, é necessário ir até Configurações > Personalização > Gerenciar Memória.
A empresa também ressalta que apagar conversas apagará as memórias do chatbot, portanto, será necessário excluir a própria memória.
FIQUE POR DENTRO!