ChatGPT ganha mecanismo de buscas e pode fazer pesquisas na web em tempo real

 William Schendes
William Schendes

A OpenAI lançou nesta quinta-feira (31) seu próprio mecanismo de buscas na web. O recurso “Search” (“Busca”, em português) será integrado ao ChatGPT, permitindo que os usuários realizem pesquisas na internet diretamente pelo chatbot.

Com este novo recurso, a OpenAI entra em concorrência com outros mecanismos de pesquisa, como Google, Microsoft Bing e Perplexity.

A ferramenta está disponível a partir de hoje para os assinantes do ChatGPT Plus e do plano Team. Nas próximas semanas, o Search será disponibilizado para os usuários dos planos Enterprise e Edu, e, nos próximos meses, será lançado para todos os usuários.

Segundo comunicado da OpenAI, a nova ferramenta permitirá que os usuários pesquisem informações e obtenham respostas rápidas com links diretos para fontes relevantes, sem necessidade de acessar um mecanismo de busca externo. O Search trará informações atualizadas sobre eventos esportivos, notícias, cotações de ações, entre outros.

ChatGPT mecanismo de buscas web

A empresa também relatou que firmou parcerias com veículos de notícias e empresas de dados para adicionar informações atualizadas sobre clima, ações, esportes, notícias e mapas. Entre as fontes, estão grandes veículos e empresas de mídia como Associated Press, Axel Springer, Condé Nast, Dotdash Meredith, Financial Times, GEDI, Hearst, Le Monde, News Corp, Prisa (El País), Reuters, The Atlantic, Time e Vox Media.

“Obter respostas úteis na web pode exigir muito esforço. Muitas vezes, são necessárias várias pesquisas e escavações em links para encontrar fontes de qualidade e as informações certas para você.

Agora, o chat pode levar você a uma resposta melhor: faça uma pergunta de uma forma mais natural e coloquial, e o ChatGPT pode escolher responder com informações da web. Vá mais fundo com perguntas de acompanhamento, e o ChatGPT considerará o contexto completo do seu chat para obter uma resposta melhor para você.”

Com o mecanismo de buscas, o ChatGPT não ficará mais limitado aos dados de seu treinamento original, que terminavam em 2023. Em entrevista ao The Verge, o porta-voz da OpenAI, Niko Felix, afirmou que, após o lançamento do Search, a empresa continuará atualizando seus modelos de IA para garantir que os usuários tenham acesso aos “últimos avanços.”

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: