ChatGPT domina a Wikipédia em 2023, superando Elon Musk e Taylor Swift

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O ChatGPT, fenômeno da inteligência artificial, conquistou o topo como a página mais acessada na Wikipédia em inglês neste ano, ultrapassando figuras como Taylor Swift, o filme Oppenheimer e Elon Musk, com incríveis 49 milhões de visualizações, de acordo com os dados recentes da Wikimedia Foundation.

A fundação sem fins lucrativos e responsável pela operação da Wikipédia, compilou uma lista dos artigos mais populares entre janeiro e novembro de 2023, revelando que a plataforma em inglês acumulou mais de 84 bilhões de visualizações, impulsionada por interesse global em eventos, tecnologia e cultura pop.

Página falando do ChatGPT (Imagem: Wikipedia)

O ChatGPT liderou com 49.490.406 visualizações, mantendo uma média de 100.000 a 400.000 visualizações diárias na primeira metade do ano.

Essa enorme popularidade ocorre um ano após seu lançamento pela OpenAI (em novembro de 2022), tornando-se o aplicativo de crescimento mais rápido na história da Internet, com mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses.

Este chatbot desencadeou uma onda de concorrentes, incluindo Bard do Google, Bing da Microsoft e o recém-lançado Grok de Elon Musk.

Além de entretenimento, o ChatGPT gerou debates sobre os riscos da IA, seu potencial de substituição de empregos humanos e seus impactos na educação e no local de trabalho.

Mais resultados

O segundo artigo mais acessado, "Mortes em 2023", evidencia o interesse em eventos significativos do ano, seguido pela Copa do Mundo de Críquete, Indian Premier League e o filme "Oppenheimer".

Outros destaques entre os 25 primeiros incluem Taylor Swift, Matthew Perry, o filme da Barbie e Elon Musk. A morte de Perry, conhecido por interpretar Chandler Bing em "Friends", em outubro, foi um dos eventos mais marcantes.

Os filmes "Barbie" e "Oppenheimer" dominaram as telonas em julho, enquanto Taylor Swift alcançou status bilionário devido à sua bem-sucedida turnê mundial Eras Tour, com 146 datas.

FIQUE POR DENTRO!

  • Conheça os vencedores do Brazil Game Awards 2023
  • Polêmica: Intel acusa AMD de enganar e confundir o público nos Ryzen 7000
  • Banimentos misteriosos na PlayStation Network assustam jogadores
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: