O pastor de uma Igreja Metodista do Texas, Estados Unidos, quis provar que religião e tecnologia podem andar juntas. Jay Cooper, líder religioso da Igreja Violet Crown City, usou o chatbot de inteligência artificial ChatGPT para conduzir um culto de domingo.
O serviço conseguiu criar um sermão, orações e, até mesmo, uma letra de música original baseada no sermão. Toda a cerimônia foi filmada e compartilhada no site da instituição. Segundo o próprio site, a ideia do experimento era “entender e explorar a IA com um senso de curiosidade em vez de medo”.
Em entrevista ao site Media Drum, o pastor disse: “A ideia de criar um culto de adoração gerado por IA veio da minha crença de que a igreja não deveria apenas estar ciente das questões mais urgentes do nosso mundo, mas também envolver-se ativamente nelas. A IA é definitivamente uma dessas questões”.
Experiência bem-sucedida, mas...
Segundo Cooper, a novidade foi bem recebida e, surpreendentemente, muitos disseram que conseguiram se conectar com Deus durante a celebração. No entanto, também afirmaram que acharam o culto superficial e genérico.
Em entrevista ao site Media Drum, o pastor revelou que a reunião teria sido fundamental para valorizar o elemento humano nos cultos. “O que finalmente nos aproximou de Deus como comunidade foi a discussão após o culto. Pudemos partilhar o que era mais importante para nós na adoração e o quanto valorizamos o elemento humano numa comunidade de fé”, explicou.
Apesar de ter sido considerada uma experiência positiva, Cooper não tem planos de repeti-la.
O que disse o “pastor” ChatGPT?
O site The Mirror US transcreveu algumas partes do culto celebrado pelo chatbot de inteligência artificial. Segundo o veículo, o pastor Jay Cooper executou o seguinte comando:
Escreva um apelo ao culto para uma igreja que valoriza a partilha de vida e a pertença uns aos outros, a inclusão para todos, o trabalho pela justiça e o seguimento do Caminho de Jesus. Vamos começar nossa adoração hoje com um chamado à adoração.
Como resposta, o serviço de IA devolveu o sermão abaixo:
Venham, todos os que estão cansados, venham todos os que estão sobrecarregados, pois neste lugar encontramos descanso para as nossas almas. Venham, pessoas de todas as origens e estilos de vida, pois aqui celebramos a diversidade da criação de Deus.
Vinde, buscadores de justiça e paz, pois, juntos, nos esforçamos para tornar o mundo um lugar melhor. Vinde, seguidores de Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida, pois em Sua presença encontramos propósito e significado.
Venham todos que buscam o Caminho de Jesus, pois neste encontro sagrado encontramos pertencimento.
Veja também:
- Elon Musk testa novos planos pago no X e uso gratuito pode acabar
- Spotify Supremium: vazam recursos e logo do aguardado 'plano Hi-Fi' da plataforma
- Coreia do Sul condena práticas do Google e da Apple e considera multa milionária
- Samsung revela chip com IA e intrigante tecnologia de câmera para Galaxy S24