Cerca de 500 funcionários da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, estão ameaçando se demitir para trabalhar na Microsoft. A causa do motim é a demissão inesperada do antigo CEO e fundador da companhia, Sam Altman, na última sexta (19).
O conselho da empresa alegou que não confiava mais em "sua capacidade de continuar liderando a OpenAI".
Uma carta assinada por 505 profissionais (que representam 65% do quadro de funcionários) foi divulgada nesta segunda (20) pelo site The Wired. O grupo pede a renúncia do atual conselho e a recontratação de Altman e Greg Brockman, o ex-presidente da companhia, também demitido na sexta.
Caso a exigência não seja cumprida, todos ameaçam pedir demissão e migrar para a rival Microsoft. O que seria um baque a instituição, que tem, ao todo, 770 colaboradores.
Os empregados alegam ainda que não há provas suficientes para as acusações contra Altman, incluindo a de que não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho.
Por que a Microsoft?
Sam Altman foi demitido repentinamente na última sexta-feira (17), para a surpresa de funcionários e investidores da companhia. Apensas dois dias depois, no domingo (19), a Microsoft anunciou a contratação de Altman, Brockman e outros membros da OpenAI.
Os dois vão liderar uma nova unidade de pesquisa avançada de Inteligência Artificial. De acordo com a carta divulgada pelos funcionários da OpenAI, a Microsoft teria garantido vagas para todos os funcionários que queriam fazer parte desse novo time.
Vale ressaltar que a empresa fundada por Bill Gates é uma das principais investidoras da OpenAI, onde empregou mais de US$ 10 bilhões. Segundo o site The New York Times, seus executivos também só foram informados das demissões um minuto antes da publicação da nota oficial.
Rumores indicam que a OpenAI haveria tentado recontratar Altman, mas teve a proposta negada. Agora, resta saber qual será o futuro da até então promissora empresa de tecnologia.
Veja também:
- PlayStation fará anúncio importante no próximo dia 23 (confira teaser!)
- e-Bike revolucionária promete a entrega de pizza perfeita
- Revelada! Samsung Galaxy Fit3 aparece em certificações