Uma boa surpresa na CES deste ano veio com a Sony, que anunciou seu novo head-mounted display XR, um headset de Realidade Mista.
O kit vem acompanhado de controladores projetados especialmente para a "criação de conteúdo espacial".
Com acabamento cinza fosco, o dispositivo, que se assemelha ao despojado modelo usado no PlayStation, apresenta tecnologia avançada e parece direcionado a criadores e artistas que exploram e produzem em espaços virtuais.
Especificações interessantes
Equipado com o processador Snapdragon XR2 + Gen 2 da Qualcomm, anunciado no início da CES e divulgado aqui no TechShake, o headset da Sony é totalmente independente, eliminando a necessidade de um computador para funcionar.
Seus microdisplays OLED duplos 4K são alimentados por este chip, proporcionando "rastreamento de usuário e espaço" para experiências de realidade mista. O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, promete uma "experiência de visualização nítida e interação intuitiva para design 3D", sugerindo que o dispositivo pode ser usado por profissionais da área.
Controles e funcionalidades
O dispositivo inclui funcionalidades de "vídeo transparente" e seis câmeras e sensores para uma experiência bastante imersiva. A Sony apresentou dois controladores, um denominado "controlador de anel" para manipulação de objetos e outro como "controlador apontador", para apontar.
A empresa espera que os criadores possam realizar modelagem 3D em tempo real usando esses controladores e dispositivos de entrada tradicionais, como teclados.
Equipamento equilibrado com design ergonômico
A Sony destacou o aprimoramento do equilíbrio do fone de ouvido, ajustando o centro de gravidade do dispositivo. Além disso, a parte da tela é ajustável, permitindo que os usuários entrem e saiam da "área de trabalho" sem a necessidade de remover completamente o dispositivo.
Ao que parece, o headset da Sony é mais uma versão criativa do HoloLens da Microsoft do que um rival direto do Vision Pro da Apple. Demonstrado no palco com um usuário manipulando um robô bípede, a empresa reforçou a capacidade de revisar e colaborar remotamente em trabalhos por meio de aplicativos criativos de terceiros.
A previsão é de que esteja disponível no final de 2024, com o preço a ser divulgado posteriormente.
FIQUE POR DENTRO!
- Microsoft Copilot: Agora disponível para Android e iOS
- CES 2024: Dell revela novos laptops XPS 13 e XPS 16 (confirmados no Brasil!)
- Rumor: Apple irá implementar IA Generativa na Siri (em breve)