CES: AMD anuncia a próxima geração de processadores Ryzen para desktops (e mais!)

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A AMD anunciou a próxima geração de processadores para desktops, reforçando seu compromisso com desempenho voltado para jogos e criação de conteúdo. Os novos produtos oferecem avanços significativos em poder de processamento de inteligência artificial (IA).

Novos processadores Ryzen 8000G

A AMD introduziu a série Ryzen 8000G, destacando o Ryzen 7 8700G, que apresenta a placa de vídeo integrada mais poderosa do mundo. Além disso, a companhia incorporou uma unidade neural de processamento de inteligência artificial (NPU) dedicada pela primeira vez em processadores para desktop.

Novos processadores Ryzen (Imagem: AMD)

Essa adição do Ryzen AI promete desbloquear capacidades avançadas para consumidores, aprimorando o desempenho e a produtividade.

Características

Os processadores Ryzen 8000G vêm na configuração de até oito núcleos e 16 threads, otimizados para eficiência energética sem comprometer o desempenho. O Ryzen 7 8700G é o flagship da linha, oferecendo oito núcleos, 16 threads, 24MB de cache e gráficos integrados Radeon 780M, prometendo uma experiência imersiva.

Novos processadores Ryzen (Imagem: AMD)

Gráficos integrados e tecnologia AMD EXPO

Os modelos da Série 8000G apresentam gráficos integrados da série Radeon 700M, proporcionando desempenho e fidelidade visual para jogos em resolução 1080p. A tecnologia AMD EXPO permite frequências de memória mais altas e temporizações avançadas, desbloqueando taxas de frames mais suaves.

O Precision Boost Overdrive (PBO) oferece overclocking com um clique, impulsionando a CPU para um desempenho extra.

Longevidade do soquete AM4

Aproveitando a longevidade do soquete AM4, a AMD lançou também os novos processadores Ryzen 5000, proporcionando aos usuários uma variedade de opções para construir sistemas para produtividade, jogos ou criação de conteúdo.

O destaque da série é o Ryzen 7 5700X3D, que utiliza a tecnologia 3D V-Cache para oferecer um aumento significativo no desempenho de jogos.

Série Ryzen 5000

Os entusiastas de jogos podem esperar bom desempenho com os novos processadores para desktop AMD Ryzen Série 5000, construídos com a arquitetura "Zen 3". Destacam-se quatro novos modelos, incluindo o Ryzen 7 5700X3D, projetado para gamers que buscam um impulso significativo no desempenho dos jogos.

Modelos de Ryzen 5 (Imagem: AMD)

Laptops Ryzen Série 8040

Parceiros OEM, como ACER, ASUS, Lenovo, HP e Razer, lançaram laptops alimentados pelo Ryzen Série 8040 na CES. Esses dispositivos oferecerão desempenho excepcional para gamers, profissionais e consumidores, liberando recursos de IA para criação de conteúdo e produtividade diária.

Novo processador Ryzen para laptops (Imagem: AMD)

Disponibilidade

Os processadores para desktop AMD Ryzen Série 8000G, AMD Ryzen Série 5000 e os laptops Ryzen Série 8040 estarão disponíveis para clientes e parceiros a partir de 31 de janeiro, enquanto os sistemas OEM devem chegar no segundo trimestre de 2024.

VEJA TAMBÉM:

  • Microsoft Copilot: Agora disponível para Android e iOS
  • CES 2024: Dell revela novos laptops XPS 13 e XPS 16 (confirmados no Brasil!)
  • Rumor: Apple irá implementar IA Generativa na Siri (em breve)
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: