A Casio lançou uma versão moderna do seu primeiro relógio, o clássico Casiotron QW02. O objetivo é comemorar os 50 anos do modelo, o primeiro do mundo com calendário digital automático. A reedição, chamada de TRN-50, promete o elegante design do original aliado a modernizações tecnológicas.
A versão comemorativa reproduz fielmente o tamanho do visor e os detalhes em azul do original, assim como a pulseira de elos em aço inoxidável. A única diferença está na espessura, 0,3 mm mais fina.
A fabricante aproveitou para atualizar o modelo e unir o melhor dos dois mundos, juntando o clássico ao moderno. O recurso que foi carro-chefe do QW02 segue no TRN-50: o calendário automático completo vai até o ano de 2099.
A maior novidade fica por conta da conectividade com smartphones via Bluetooth e emparelhamento com o aplicativo Casio Watches. Isso garante atualizações automáticas e maior precisão de cronometragem, além de um recurso que permite localizar o seu celular.
O acessório tem bateria alimentada com o sistema de energia solar Tough Solar, que resiste por até 11 meses sem exposição ao sol. Resistente à água (até 50 m de profundidade), conta com retroiluminação de LED, que facilita ver as horas em ambientes de pouca luz.
O relógio ainda oferece opções de horários em 99 fusos, cronômetro e até cinco alarmes diários.
Apenas 4 mil unidades do modelo comemorativo estarão disponíveis, pelo preço de US$ 500 (quase R$ 2.500). As vendas começam em 29 de fevereiro no site da marca nos Estados Unidos e na Europa. Cada uma delas vem com um número de série gravado a fim de reforçar que é uma edição limitada.
Por que o Casiotron marcou época?
O Casiotron QW02, lançado em 1974, foi o primeiro modelo de relógio da marca, desenvolvido pelo ex-presidente da Casio Toshio Kashio. Até então, a fabricante já era reconhecida por suas calculadoras. O modelo revolucionou o mercado por oferecer na tela um calendário automático.
Além das horas, exibia no visor principal o dia do mês e da semana, o mês e o ano e os atualizava automaticamente, com exceção dos anos bissextos. Pode parecer algo simples para os dias de hoje, mas, até então, era necessário fazer a alteração manualmente todos os meses e, por isso, foi considerada uma grande inovação.
Você também vai gostar: