Será que a tecnologia tem o potencial de estragar relacionamentos? O post de um usuário do X mostrou que se você é dono de um carro equipado com inteligência artificial, é possível que sim. O rapaz relatou que sistema de IA integrado a veículos da marca chinesa NIO é capaz de informar quem sentou no banco do carona e quando.
O homem postou um vídeo, em mandarim, em que pergunta quantas pessoas sentaram naquele banco durante a semana. Surpreendentemente, o automóvel responde corretamente, sobre um amigo seu. Outro motorista afirmou que a IA vai além e consegue dizer quando alguém embarcou no carro e o que fez enquanto estava por lá.
Recentemente motoristas de veículos da empresa descobriram um recurso do sistema de IA embarcado que funcionaria como uma espécie de "detetive particular". A funcionalidade teria sido criada para investigar casos de assédio sexual relatados pelos usuários.
No entanto, ao explorá-lo, @xiaojingcanxue descobriu que o software pode ir muito mais além e, como ele mesmo brincou, seria capaz de levar ao fim muitos casamentos. O jovem insinuou que o espião surpresa poderá ajudar esposas e maridos a descobrirem possíveis infidelidades.
Para que ser a IA em carros, afinal?
Os sistemas de IA instalados em carros mais atuais costumam ser usados para elevar a experiência de conveniência de passageiros e motoristas. O programa é capaz de ajustar a temperatura interna, alertar sobre a fadiga do condutor, identificar objetos próximos ao veículo e, até mesmo, estacionar de forma autônoma.
A descoberta de @xiaojingcanxue, no entanto, deixou muitos usuários do X boquiabertos, por considerarem assustador o fato de o sistema simplesmente monitorar tudo o que é feito nos veículos.
Seria o caso de as fabricantes repensarem sobre o limite de como essa tecnologia deve ser usada em determinados locais? E se o seu carro tivesse o sistema de inteligência artificial da NIO, você ficaria tranquilo(a)?
Veja também:
- Fim da batalha jurídica: "Fusca chinês" pode desembarcar no Brasil
- Atlas: robô humanoide agora é 100% elétrico; confira o vídeo
- Uber libera gravação de vídeo no carro em todo o Brasil