A marca de luxo da BYD, Yangwang, está prestes a lançar oficialmente seu segundo veículo elétrico, o impressionante sedã U7, que mais parece um supercarro.
Antes mesmo da revelação oficial, muitos detalhes já estão disponíveis, graças aos procedimentos regulatórios na China - e entusiastas de carros na internet.
A BYD solicitou recentemente uma licença de vendas para o U7, revelando detalhes de design e um trem de força extraordinário de 1.287 cavalos. Uma característica que chama a atenção é a gigantesca bateria de 135,5 kWh, fornecida pela FinDreams, fabricante de baterias da BYD.
Essa bateria, do tipo LFP, pesa incríveis 1.991 libras (cerca de 900kg), quase equivalente ao peso total de um carro compacto como o Ford Ka ou o Renault Kwid.
De fato, há dois níveis de autonomia verificados pelo CLTC - 720 km e 800 km. A última é obtida com coberturas aerodinâmicas de roda adicionais, para-choques opcionais e câmeras laterais em vez de espelhos. O tratamento completo faz com que o coeficiente de arrasto caia para 0,195 Cd e aumente a autonomia em cerca de 10%.
Apesar da grande autonomia, comparado a outros modelos o U7 enfrenta outros desafios de eficiência, pois pesa 6.823 libras (pouco mais de 3 toneladas) e pode facilmente ultrapassar 7.716 libras (3,5 toneladas) com passageiros e bagagens.
O U7 se destaca por suas dimensões, com 5,2 metros de comprimento, superando a maioria dos sedãs elétricos, exceto pelo Nio ET9, BMW i7 e Rolls-Royce Spectre. Seu interior de 4 lugares (opcional) promete ser um símbolo de luxo, tomando como referência o U8, irmão maior do U7.
Com uma potência de 1.287 cavalos, o Yangwang U7 certamente parece justificar seu preço estimado de 1 milhão de RMB (cerca de US$ 140 mil, ou R$ 700 mil em conversão direta).
No entanto, comparado a outros modelos no mercado chinês, como o Zeekr 001 FR e o Lotus Emeya, o U7 pode parecer mais caro. Até mesmo o Tesla Model S Plaid, com um preço de RMB 828.900, faz o Yangwang parecer uma opção de luxo. Na China, isso pode ser considerado um sinal de prestígio.