A BYD, fabricante chinesa de automóveis, está pronta para lançar seu aguardado veículo compacto elétrico no Brasil. Batizado de BYD Dolphin Mini (lá fora ele se chama Seagull), a previsão é que ele atraia consumidores brasileiros por conta de seu preço, estimado entre R$ 100 mil e R$ 130 mil (sem considerar possíveis alterações nos impostos de importação).
O Dolphin
O hatch chinês tem dimensões compactas, com 3,78 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,54 metros de altura, e a distância entreeixos é de 2,50 metros. Apesar do porta-malas não ter tido sua capacidade revelada, a fabricante sugere que é possível acomodar "duas malas padrão" no compartimento.
Motor elétrico valente
Sob o capô, o BYD Dolphin Mini conta com um motor elétrico único, proporcionando 74cv de potência. As opções de bateria incluem versões de 30 kWh ou 38,8 kWh, e sua autonomia declarada é de 405 km (padrão chinês), com velocidade máxima de 130 km/h na configuração topo de linha.
No Brasil, a autonomia estimada, seguindo o padrão do Inmetro, pode chegar a aproximadamente 350 km.
Inicialmente, o BYD Dolphin Mini será importado da China, mas há planos de produzi-lo na fábrica de Camaçari, na Bahia, onde outros modelos da marca já são fabricados. Espera-se que o modelo seja um sucesso, com projeções indicando que as vendas iniciais poderão superar o sucesso de seu "irmão maior", o Dolphin, que alcançou mais de 4.500 unidades vendidas em menos de cinco meses.
FIQUE POR DENTRO!