Imagine acordar três horas mais tarde, mas não por sua escolha: o despertador simplesmente não tocou no horário correto. Embora isso possa soar como uma desculpa para atrasos, trata-se de um problema real enfrentado por donos de iPhones com iOS 18.
No Reddit, diversos usuários relatam um bug que está atrasando alarmes por horas. Os depoimentos indicam que o problema surgiu após a instalação do iOS 18.2.1, lançado recentemente pela Apple.
“Meu alarme das 10h30 despertou apenas às 12h42”, disse um usuário que iniciou a discussão.
Outro relato mencionou problemas semelhantes com o aplicativo Lembretes:
“Sim, tive esse problema com os Lembretes, onde alguns lembretes que deveriam disparar às 10h30 e 10h45, respectivamente, dispararam em algum momento aleatório depois das 11h. [Uso o] iOS 18.1.1”
Embora o bug tenha ganhado atenção após a atualização mais recente, reclamações sobre alarmes atrasados existem há anos. “Vejo pessoas dizendo que isso é uma coisa do iOS18, mas eu tive alarmes e lembretes às vezes ativados horas depois neste telefone também. Estou no iOS17”, afirmou outro usuário. Alguns até relatam experiências semelhantes desde o iOS 9, lançado em 2015.
Uma possível solução foi apontada por um participante da discussão, citando que o problema pode estar relacionado ao modo espera dos aparelhos.
“O irmão de um amigo que é arquiteto de software na Apple disse que isso geralmente acontece quando em modo de espera, quando o telefone pensa que seu rosto está visível. Acredito que ele esteja certo porque depois que meu amigo e eu começamos a colocar nossos telefones virados para baixo, os alarmes têm sido perfeitamente confiáveis."
Como observa o ZDNET, se a informação for precisa, desativar o recurso Detecção de Atenção dos iPhones pode resolver o problema de alarmes tocando com atraso. Esse recurso, como descreve a Apple, é capaz de “verificar se o usuário está prestando atenção ao dispositivo e executar uma ação automaticamente”. Por enquanto a Apple não se pronunciou sobre o bug.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de ZDNET.
VEJA TAMBÉM!