A Microsoft confirmou a existência de um novo bug no Windows 11 que impede o login de alguns usuários via Windows Hello, recurso de autenticação biométrica usado para desbloqueio facial e por PIN. Segundo a empresa, o problema afeta um número limitado de dispositivos e ocorre em situações específicas.
O bug aparece após a instalação de uma atualização do sistema e a execução da função "Redefinir este PC", quando o usuário escolhe as opções "Manter meus arquivos" e "Instalação local".
Nessas condições, o Windows Hello deixa de funcionar corretamente, impossibilitando o login com reconhecimento facial ou PIN. Como observa o Phone Arena, dispositivos com certos recursos de segurança ativados são mais propensos a apresentar o erro.
Os usuários que constataram o bug relaram ter visto mensagens como “O PIN não está disponível” ou “Algo deu errado com a configuração do rosto”, solicitando que o usuário refaça a configuração do Windows Hello.

“Estamos cientes de um caso extremo de problema com o Windows Hello que afeta dispositivos com recursos de segurança específicos habilitados. Após instalar esta atualização e executar uma redefinição por botão ou Redefinir este PC em Configurações > Sistema > Recuperação e selecionar Manter meus Arquivos e Instalação Local , alguns usuários podem não conseguir fazer login nos serviços do Windows usando o reconhecimento facial ou PIN do Windows Hello. Os usuários podem observar uma mensagem do Windows Hello dizendo "Algo aconteceu e seu PIN não está disponível. Clique para configurar seu PIN novamente" ou "Desculpe, algo deu errado com a configuração facial."
- Microsoft, em documento de suporte.
Embora ainda não exista uma correção definitiva, a Microsoft publicou uma solução alternativa em sua página de suporte. Para voltar a usar o PIN, o usuário deve seguir o aviso “Definir meu PIN” e se reinscrever no sistema.
Já para configurar novamente o reconhecimento facial, o caminho é: Configurações > Contas > Entrar > Reconhecimento facial (Windows Hello) > Configurar.
Por enquanto, o bug é classificado como um “caso extremo” e não deve afetar a maioria dos usuários. A Microsoft deve apresentar uma correção que será liberada em uma futura atualização do sistema.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Windows Central e Phone Arena.
VEJA TAMBÉM!