Bug no iOS está restaurando nudes antigos, reclamam usuários; entenda

 William Schendes
William Schendes

A atualização do iOS 17.5 estreou na última segunda-feira (13) trazendo um bug que pode se tornar um grande problema aos usuários de iPhones: restaurar fotos antigas já excluídas.

Conforme reportou o MacRumors, os usuários estão se queixando que imagens excluídas anos atrás estão reaparecendo nas bibliotecas de fotos dos aparelhos.

Bug no iOS está restaurando nudes antigos, reclamam usuários; entenda
(Imagem: Tim Mossholder/ Unsplash)

No Reddit, um usuário relatou que, após instalar a nova versão do sistema operacional, encontrou fotos explícitas que excluiu em 2021. Essas imagens — por algum motivo ainda desconhecido — haviam sido enviadas recentemente para o iCloud.

No aplicativo Fotos, imagens ou vídeos são armazenados no álbum "Excluídos" antes de serem removidos permanentemente.

“Acabei de concluir a atualização. Conversando com meu parceiro, fui mandar uma foto e vi que as últimas fotos eram materiais NSFW que havíamos feito anos atrás, quando morávamos separados (covid etc). Mas WTF. Foi excluído permanentemente. Anos atrás, mas magicamente ele está de volta? Verifiquei meu iPad e ele também tem fotos (alguns trabalhos de arte que fiz anos atrás). Eu me sinto tão desconfortável. Alguém mais teve esse problema? Quero dizer, com fotos voltando após atualização?”

- Usuário do Reddit.

O termo NSFW se refere a mídias “Não Seguras para o Trabalho”, indicando que os conteúdos são explícitos.

Outros usuários comentaram a publicação relatando que estavam sofrendo com o mesmo problema.

“Uma foto aleatória de um show tirada com minha câmera Canon reapareceu na biblioteca do meu telefone e apareceu como se tivesse sido adicionada hoje”, disse um usuário.

Como observou o The Verge, outro usuário disse que cerca de 300 imagens antigas reaparecem em sua biblioteca, incluindo “fotos reveladoras”.

Também há um relato de usuário que disse que as fotos ressurgiram mesmo sem ele ter sincronizado o telefone ou usado o iCloud.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o ressurgimento repentino de imagens na biblioteca dos dispositivos.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: