Já temos as primeiras imagens oficiais do Nintendo Switch 2, reveladas durante o trailer de apresentação do novo console portátil, divulgado na última semana. Além de mostrar o visual e as características do aparelho, o vídeo gerou especulações sobre as capacidades de hardware do dispositivo.
Em um breve trecho do trailer, a Nintendo apresenta o console rodando um novo Mario Kart (possivelmente Mario Kart 9). Esse detalhe foi suficiente para que um desenvolvedor analisasse que o Nintendo Switch 2 será “significativamente mais poderoso” que seu antecessor.
Jerrel Dulay, desenvolvedor independente do estúdio Sungrand Studios, publicou um vídeo analisando o teaser. Ele destacou a presença de “shaders baseados em física” no trecho de Mario Kart, explicando que esses shaders consideram reflexos do ambiente, proporcionando iluminação mais complexa e interações mais realistas nos jogos.
No Switch original, segundo Dulay, os desenvolvedores precisavam ter muito cuidado com a complexidade dos shaders, já que o console conta com apenas 4 GB de RAM. Ele explica: “Quanto mais complexo for o shader, mais exigente será no hardware.” Por isso, os gráficos exibidos no teaser, especialmente a alta resolução das texturas do solo, são um forte indício de que o novo console terá hardware mais robusto.
Dulay acredita que o Switch 2 pode trazer memória RAM entre 12 e 16 GB. Ele também observou a presença de várias texturas únicas no teaser — algo que demandaria muita memória e poderia travar o jogo no Switch original. Para o Switch 2, no entanto, o desenvolvedor avalia que esse aspecto revela o avanço significativo no sistema do console.
De acordo com rumores dos últimos meses, o Switch 2 deve ter um desempenho gráfico no mesmo nível do PS4 Pro.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Games Radar e BGR.
VEJA TAMBÉM!