Brasil recebe 1º cão-robô com 5G para apoio em situações de risco

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Spot, o primeiro cão-robô a operar no Brasil, é o mais novo integrante da líder mundial na geração de energia limpa e renovável Itaipu Binacional. A empresa com sede em Foz do Iguaçu (PR) adquiriu duas unidades do equipamento, que deve ser usado em tarefas de inspeção de infraestruturas críticas em ambientes perigosos.

Os cães cibernéticos vão proporcionar mais eficiência por meio da tecnologia 5G e vão evitar a exposição de pessoas a essas situações de risco. Apresentada no Digital Transformation Summit Brazil 2023, realizado na última terça-feira (15) pela Qualcomm, a tecnologia chega ao Brasil por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Petrobrás.

Cães-robô possuem IA e sensores para diferentes funções

Cãe-robôs podem ajudar em situações de risco (Imagem: Divulgação / ABDI)

Os cães-robôs adquiridos pela hidroelétrica Binacional de Itaipu são capazes de ter reações imediatas à detecção de anormalidades em áreas críticas e a comandos de monitoramento. Para tanto, a tecnologia é dotada de inteligência artificial, microfones, câmeras 360 graus e sensores que serão conectados a partir de uma rede de 5G industrial que permite respostas em tempo real. Tudo com navegação intuitiva por meio de um tablet.

Diferente do que vemos com robôs com rodas ou movimentação a partir de esteiras, as patas do cão-robô lhe proporcionam um movimento bem mais rápido em diferentes tipos de superfícies, desvio de obstáculos e recuperação de quedas.

Pilhas de pedra, níveis divididos, superfícies de concreto, escadas de malha de metal , entre outros, estão entre as áreas que o equipamento poderá acessar. Em cada local, o Spot será capaz de realizar leitura de medidores de detecção de gás, anomalias de ruídos e inspeção térmica.

Não à toa, os cães-robôs também são capacitados para exercer o papel de socorrista em situações emergenciais de resgate, como áreas com escombros. A partir de seus recursos, o Spot poderá coletar informações prévias que podem ser vitais para preparar as equipes de resposta humana.

Nova tecnologia também impulsiona redes 5G industriais

Tecnologia foi apresentada no o Digital Transformation Summit Brazil 2023 (Imagem: Divulgação / ABDI)

A chegada do cão-robô Spot ao Brasil também tem como um de seus grandes objetivos impulsionar as redes 5G industriais no país. Durante o Digital Transformation Summit Brazil 2023, Igor Calvet, presidente da ABDI, afirmou: E com base em muito do que fizemos na ABDI, a conectividade é a principal pré-condição para a transformação digital da indústria. Sem essa tecnologia habilitadora, qualquer resultado sempre ficará muito aquém do ideal.”

Para receber os cães-robôs, o PTI inaugurou uma rede privativa 5G que passará por diferentes testes para validar conectividade, alcance e compatibilidade com a infraestrutura. “O objetivo da parceria da ABDI com o PTI é elaborar, para cada cenário de aplicação, um modelo de negócio com a demonstração de desempenho da tecnologia e seu retorno sobre o investimento. A intenção da Agência é fomentar a adoção de tecnologias baseadas na conexão 5G pela indústria nacional”, explicou Igor Calvet, presidente da ABDI.

Já o diretor de tecnologias do PTI, Alexandre Gonçalves Leite, destacou que o projeto vai aprimorar a utilização de parte de competências em monitoramento e supervisão de ativos, na implementação de casos de uso com projeções de modelagens de negócios e Indústria 4.0. “É por meio de ações como esta que a instituição tem a oportunidade de contribuir com a geração de pesquisa, inovação, soluções e tecnologias para o bem-estar social”, afirmou o diretor, sobre a importância da iniciativa para a utilização do 5G corporativo no país.

E o Brasil deve receber em breve mais unidades do cão-robô. A expectativa é de que mais exemplares do equipamento sejam entregues à estrutura de pesquisa na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, para passar por testes feitos pela Petrobras. O objetivo é estudar a redução de riscos, o ganho de produtividade e a disrupção tecnológica que os novos equipamentos podem trazer.

FIQUE POR DENTRO!

  • Estudo descobre período em que quase 99% da humanidade foi destruída
  • Projeto de brasileiro pode gerar energia com playground para favelas
  • 1º robô humanoide capaz de pilotar aviões está pronto (Vídeo)
  • Novo estudo de células-tronco pode revolucionar tratamentos de doenças
  • Explosão no espaço surpreende e pode trazer respostas importantes (vídeo)
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: