Brasil é um dos 10 países que mais importaram carros elétricos da China em 2024; veja lista completa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Novos dados indicaram que a China exportou 610 mil veículos apenas em agosto deste ano, registrando um crescimento de 39% em relação ao mesmo período de 2023. De acordo com as informações da 163 e da Cui Dongshu, 10 países se destacam entre os principais importadores dos carros chineses. E o Brasil está entre eles.

O Brasil ocupa a 4ª posição na lista dos 10 países que mais importaram carros elétricos da China em 2024, refletindo o aumento da demanda global por veículos de novas energias.

Rússia lidera importações de veículos chineses

carros chineses Brasil
Loja da fabricante chinesa de carros elétricos BYD na cidade de São Paulo, em fevereiro de 2024 (Imagem: Shutterstock / Alf Ribeiro)

Esse ritmo de exportação é parte de um desempenho ainda mais impressionante: entre janeiro e agosto, o total de automóveis chineses exportados chegou a 4,09 milhões de unidades, registrando um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior.

À frente do Brasil, no ranking dos principais destinos dos veículos elétricos chineses, estão Rússia, México e Emirados Árabes Unidos, consolidando-se como um mercado estratégico para a China.

Confira a lista completa dos países que mais importaram veículos elétricos da China em 2024:

  1. Rússia
  2. México
  3. Emirados Árabes Unidos
  4. Brasil
  5. Bélgica
  6. Arábia Saudita
  7. Reino Unido
  8. Austrália
  9. Filipinas
  10. Turquia

A Rússia lidera o ranking, com a importação de 705.514 veículos chineses, representando mais de 19% do total das exportações de automóveis da China em agosto. Esse salto na exportação é, em parte, resultado da saída de marcas estrangeiras do mercado russo após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.

A título de comparação, em 2022, a China exportou apenas 160.000 veículos para o país; já em 2023, esse número subiu para impressionantes 910.000, um aumento de 459%. No segmento de veículos elétricos (VEs), o crescimento também é robusto.

Entre janeiro e agosto de 2024, a China exportou 1,397 milhão de unidades para a Rússia, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Somente em agosto, foram exportados 180.000 veículos elétricos, um avanço anual de 20,9%.

Esses números revelam a ambição contínua da China em expandir sua presença global no setor automotivo, especialmente com a crescente demanda por veículos elétricos. Mercados como o Brasil têm se mostrado essenciais nessa estratégia, contribuindo para o avanço das exportações chinesas e reforçando a posição da China como uma das principais forças da indústria automotiva global.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no X, Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: