Brasil é o maior comprador de veículos elétricos da China

 William Schendes
William Schendes

O Brasil ultrapassou a Bélgica e tornou-se o principal mercado de exportação da China para veículos de nova energia, conforme dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA).

Este avanço coincide com a expansão das vendas de fabricantes chineses para fora da Europa, em resposta à investigação da União Europeia sobre os subsídios para veículos elétricos (VEs) fabricados na China. As informações são da agência de notícias Reuters.

Em abril, as exportações de veículos elétricos (VEs) e veículos híbridos plug-in para o Brasil alcançaram 40.163 unidades, um aumento impressionante de 13 vezes em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este crescimento fez do Brasil o maior mercado de exportação de veículos da China pelo segundo mês consecutivo, uma ascensão significativa, considerando que estava em 10º lugar em janeiro.

BYD veículo elétrico
(Imagem: Michael Förtsch/ Unsplash)

Entretanto, o Brasil planeja aumentar as tarifas de importação de VEs e veículos híbridos a partir de julho, com o objetivo de incentivar a produção nacional. Esta mudança nas políticas comerciais tem levado várias empresas chinesas a intensificar seus investimentos na produção local no Brasil.

Além disso, o Brasil tornou-se o segundo maior destino de exportação de todos os carros chineses em abril, ficando atrás apenas da Rússia. Por outro lado, países como Espanha, França, Holanda, Noruega, entre outros, registaram uma queda significativa no número de importações de automóveis de passageiros elétricos fabricados na China entre janeiro e abril.

Como observa a Reuters, esse cenário evidencia uma mudança estratégica por parte dos fabricantes chineses, que estão diversificando seus mercados em resposta a barreiras comerciais e investigações regulatórias na Europa.

Crescimento nas vendas de veículos elétricos no Brasil

Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), durante os primeiros quatro meses de 2024, o Brasil registrou mais de 51 mil vendas de veículos elétricos. Isso representa um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano anterior.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: