Bola de basquete do futuro tem preço surreal (e esgota em 24 horas)

Taysa Coelho
Taysa Coelho

A marca de materiais esportivos Wilson iniciou as vendas daquela que considera ser a nova geração das bolas de basquete. A Airless Gen1 é fabricada em impressora 3D feita em treliça de polímero em forma de teia e não possui ar em seu interior.

A novidade realmente impressiona, mas o preço também. O produto custa a bagatela de US$ 2.500 (cerca de R$ 12 mil). Apesar do valor, as 75 unidades, disponíveis nas cores preto, branco e marrom, esgotaram em menos de 24 horas.

Três bolas Airless Gen 1 nas cores preta, branca e marrom, em fundo escuro
Divulgação/Wilson

No site oficial, a fabricante informa que decidiu colocar a Airless Gen1 à venda para “tornar possível que o mundo experimentasse o futuro do esporte por si mesmo”.

Desempenho de uma bola de basquete comum

A Airless Gen1 é composta por 8 lóbulos em forma de painel, unidos uns aos outros por uma costura semelhante às vistas nas bolas de basquete tradicionais. Mas o que surpreende mesmo é o fato de ser vazada, formada por uma série de orifícios hexagonais que permitem a passagem de ar.

Ou seja, ela não precisa ser preenchida de ar e nunca terá o problema de ficar murcha.

Bola de basquete preta vazada em “pedestal” prateado
Imagem: Divulgação/Wilson

A Wilson garante a Airless Gen1 “quase se ajusta às especificações de desempenho de uma bola de basquete regulamentar”. O que significa que peso, tamanho e rebote (salto) são praticamente iguais. Para garantir, foram realizados testes com jogadores de basquete profissionais.

Edição limitada

Cada bola vendida tem um número de série gravado, valorizando o produto como edição limitada. Além disso, é acompanhada por um case para guardá-la adequadamente e um display, caso prefira exibi-la. O comprador também tem direito a uma etiqueta de couro da NBA personalizada.

Detalhe com número de série gravado na bola de basquete preta
Divulgação/Wilson

A Airless Gen1 foi apresentada ao mundo em fevereiro de 2023, em uma partida de basquete da NBA. O atacante KJ Martin realizou alguns lances em uma jogada combinada com seu pai, o ex-jogador Kenyon Martin.

Ele quicou e lançou a bola com naturalidade e, na época, revelou não ter sentido diferença em relação às bolas tradicionais.

Você também vai gostar:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e maratonar séries. Carioca formada pela UFRJ, atualmente vive em Portugal, país que adotou.
recomenda: