Bluetooth 6.0 é lançado com melhorias de segurança, precisão e latência

 William Schendes
William Schendes

O Bluetooth 6.0 foi apresentado nesta semana pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), trazendo novos recursos que prometem melhorar a qualidade da conexão e torná-la mais segura.

Entre as principais novidades está o recurso Channel Sounding, capaz de determinar a distância entre dois dispositivos com "precisão de nível centimétrico". A tecnologia utiliza sinais de rádio entre diferentes aparelhos para calcular essa distância com alta exatidão.

Além disso, o Channel Sounding oferece uma camada de proteção aprimorada, permitindo que apenas usuários autorizados, dentro de um alcance específico, possam destrancar portas ou acessar determinados dispositivos.

Bluetooth 6.0
(Imagem: Bluetooth Special Interest Group)

Com essa nova camada de proteção, o Bluetooth 6.0 deve aumentar a segurança em dispositivos utilizados para destrancar carros e fechaduras, como exemplificado pelo site The Verge. O rastreamento mais preciso permitirá que os desenvolvedores configurem os aparelhos para serem destrancados apenas quando a chave digital estiver a uma distância pré-definida.

Isso ajudará a evitar ataques conhecidos como "man-in-the-middle", nos quais hackers interceptam a comunicação entre uma fechadura digital e um smartphone, por exemplo.

O Bluetooth 6.0 também apresenta dois novos recursos que visam reduzir o consumo de energia: o Decision-Based Advertising Filtering e o Monitoring Advertisers. Essas funcionalidades reduzem o consumo ao fazer com que os dispositivos escaneiem pacotes de dados somente quando recebem sinais de um canal principal.

Além disso, o Bluetooth 6.0 aprimora a latência da conexão com a melhoria da camada Isochronous Adaptation Layer (ISOAL), permitindo que os dispositivos dividam os dados em blocos menores, aumentando a precisão na transferência de informações.

Com informações de The Verge e Tom´s Hardware.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: