No último domingo (19), a Blue Origin, do empresário bilionário Jeff Bezos, levou mais seis turistas ao espaço. A chamada missão NS-25 marcou o primeiro voo tripulado da Blue Origin em quase 2 anos. O foguete New Shepard foi lançado da plataforma Launch Site One, no Texas, EUA, às 11h36 (horário de Brasília) e durou 11 minutos.
Missão marca retorno da Blue Origin
É possível ativar as legendas em português nas configurações do vídeo acima.
O último voo tripulado da Bllue Origin havia sido em agosto de 2022 e teve sucesso. Entretanto, apenas um mês depois, um foguete não tripulado da empresa de Bezos (que também é dono da Amazon) sofreu uma falha e acabou caindo. O acidente não teve feridos, mas a decisão da empresa foi encerrar todos os lançamentos até que pudesse garantir completamente a segurança novamente.
Em dezembro do ano passado, a Blue Origin realizou um novo voo ainda sem passageiros. E agora a missão NS-25 marcou o retorno triunfante da empresa ao turismo espacial. A ocasião, inclusive, contou com um passageiro muito especial: o ex-capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Ed Dwight, de 90 anos.
Em 1961, Dwight quase marcou seu nome na história como primeiro viajante espacial negro ao ser selecionado como candidato a astronauta. Na época, infelizmente, seu voo não aconteceu e o cosmonauta cubano Antonio Tamayo Mendez ganhou o título em 1980. Agora, Dwight descreve o voo como uma experiência única.
"É uma experiência de mudança de vida. Estou em êxtase", afirmou, logo que saiu da New Shepard.
Dwight e os demais tripulantes da nave da Blue Origin passaram 11 minutos em voo e puderam experimentar a sensação de gravidade zero durante cerca de 4 minutos.
FIQUE POR DENTRO!
- Motorola "Manila" vaza na internet: Novidade chega com cinco modelos e grandes expectativas
- iPhone 17 "Slim" trará uma mudança histórica no design dos iPhones, diz relatório
- Snapdragon 8 Gen 4 pode aumentar o preço de celulares topo de linha, diz analista