A Microsoft está adicionando um recurso de inteligência artificial (IA) no Bloco de Notas. A empresa lançou nesta semana uma atualização para o Windows 11 Canary e Dev (versões para testadores) que trouxe a opção “Explicar com o Copilot”.
Ao selecionar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse (ou utilizando o atalho Ctrl + E), o Bloco de Notas apresenta o novo recurso.
Utilizando o “Explicar com o Copilot”, o usuário pode obter explicações e contexto sobre textos, trechos de códigos e log files (arquivos que contém informações de operação e alterações de sistemas).
Como você pode imaginar, a ferramenta envia as informações do texto para que o assistente de IA Copilot analise o trecho selecionado.
Ainda não há uma previsão de quando esse recurso chegará na versão padrão do Windows 11. Os interessados podem testar a ferramenta ingressando nos canais Canary ou Dev do Windows Insider, programa que disponibiliza recursos e atualizações ainda em fase de testes.
O ingresso ao Windows Insider é encontrado na aba “Windows Update”, nas configurações do sistema operacional.
Com essas atualizações no Bloco de Notas, a expectativa é que, no futuro, a Microsoft descontinue o WordPad em próximas atualizações do Windows. No ano passado, a empresa já havia anunciado que o programa seria encerrado. Além disso, na versão build 26040 do Windows 11 Canary, o antigo programa de edição de textos já foi removido.