Bilionário da tecnologia faz a primeira caminhada espacial privada da história

 William Schendes
William Schendes

O bilionário Jared Isaacman entrou para a história ao realizar a primeira caminhada espacial privada nesta quinta-feira (12). A missão alcançou uma altitude de 1.400 km, a maior distância da Terra desde as missões Apollo.

Isaacman, de 41 anos, CEO da Shift4, empresa de processamento de cartões de crédito, participou de uma missão que vai além do simples turismo espacial. A caminhada espacial, realizada a aproximadamente 740 km de altitude, faz parte do programa Polaris, desenvolvido em colaboração com a SpaceX, de Elon Musk.

(Imagem: SpaceX)

O principal objetivo da caminhada foi testar os novos trajes espaciais da SpaceX, que são abastecidos com oxigênio por meio de uma conexão com a cápsula Crew Dragon. Prevista para durar apenas 30 minutos, a caminhada foi mais curta e simples do que as realizadas na Estação Espacial Internacional, que podem durar até oito horas.

No vídeo abaixo, é possível ver Isaacman, preso à escotilha da cápsula, com a Terra ao fundo. Ele passou cerca de 15 minutos no exterior da cápsula, realizando movimentos para testar a mobilidade e resistência do traje espacial.

A engenheira da SpaceX, Sarah Gillis, também participou dos testes, assumindo o lugar de Isaacman ao final da sua atividade. Gillis realizou os mesmos movimentos para testar o equipamento.

Scott Poteet, ex-piloto da Força Aérea dos EUA, e Anna Menon, engenheira da SpaceX, também fizeram parte da missão, mas permaneceram dentro da cápsula, monitorando a caminhada dos colegas.

Diferente das caminhadas espaciais da NASA, que utilizam jetpacks, Isaacman e Gillis estavam presos à cápsula por meio de cabos de segurança.

Essa foi a primeira de três missões que Isaacman adquiriu da SpaceX em 2022. Até o momento, apenas 263 astronautas profissionais de 12 países haviam realizado caminhadas espaciais.

Além dos 24 astronautas das missões Apollo nos anos 70, os quatro participantes desta caminhada espacial são as pessoas que mais se aventuraram no espaço desde então.

Com informações de AP News.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Facebook.

VEJA TAMBÉM!

  • Drones dispararam "mísseis de sementes" no solo e este é o resultado 1 ano depois

  • James Webb detecta seis "planetas sombrios" viajando no espaço

  • Astronauta captura foto impressionante das pirâmides em seu último dia na ISS

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: