Com o anúncio do iPhone 15 chegando, a Apple vem agilizando os testes de seus sistemas, com novas versões quase semanais para desenvolvedores. Agora, a empresa lançou a beta 7 (sétima versão de teste) do iOS 17, iPadOS 7, watchOS 10 e do tvOS 17, além da beta 6 do macOS.
A previsão é de que as atualizações sejam disponibilizadas para todos no último trimestre do ano para versões mais recentes de seus aparelhos, como iPhone XR, iPhone XS ou mais novos.
O que o iOS 17 vai trazer de novidades
Embora ainda não seja possível afirma com certeza quais alterações a Apple deve manter para a versão final do sistema operacional de seus iPhones, podemos ter algumas ideias do que vem por aí com a lista do que vem sendo testado.
- NameDrop: com o beta 2, a Apple habilitou o NameDrop, recurso que possibilita o compartilhamento de contatos apenas aproximando dois iPhones.
- Bem-estar Mental: o iOS 17 beta 5 fez ajustes à guia Bem-estar Mental, mas não ficou claro que modificações foram feitas.
- Botão de encerrar ligação: A beta 6 do iOS 17 trouxe o botão de encerrar a ligação novamente centralizado. Além disso, há um atalho para acessar fotos durante um bate-papo no iMessage.
Com a versão teste iOS 17 beta 3, a Apple inseriu a possibilidade de reorganizar ícones no novo menu do iMessage e de gerenciar o uso de armazenamento do iPhone por nome, tamanho de arquivo ou data da última utilização. Outras novidades foram a adição de crédito nas músicas do Apple Music e de consultas bilíngues para a Siri.
Novos pôsteres para contatos, a possibilidade de deixar uma mensagem de áudio ou vídeo em uma ligação não atendida do FaceTime, e atualizações do Autocorrect e da ferramenta de Ditado também apareceram nas versões teste do iOS 17.
iPadOS 17 traz importantes atualizações e novos aplicativos
Apenas uma semana após a chegada da beta 6 do iPadOS 17, os desenvolvedores registrados já podem ter acesso à beta 7. Até o momento, as versões testes trouxeram as seguintes atualizações:
- Reformulação na tela de bloqueio: novas papéis de paredes, um novo sistema de efeito de movimento para Live Photos e mais widgets interativos com players de músicas e informações.
- Live Activities: o novo recurso de atividades em tempo real traz informações sobre voo, pontuações de jogos, pedidos de comida e o que mais o usuário desejar.
- Novo aplicativo Health: para monitoramento de sintomas, lembretes de medicamentos, acompanhamento de ciclo menstrual, gráficos interativos e mais.
- Safari com novos recursos: criação de perfil com informações de navegação, grupo de guias e favoritos.
- Navegação privada: a nova atualização traz melhorias, com bloqueio de telas privadas e de rastreadores.
O watchOS 10 traz atualizações em quase todos os apps
De acordo com a Apple, na décima grande atualização do watchOS “praticamente todos os aplicativos foram repensados”. Confira as novidades que já passaram por algumas das versões teste:
- NameDrop: o watchOS 10 beta 5 trouxe o recurso de NameDrop, mas ainda não é possível confirmar se a versão final contará com a função.
- Aplicativos em toda a tela: Durante as versões beta, foi testado o uso de aplicativos em toda a tela, criando novos locais de conteúdo.
- Novos mostradores: Apple adicionou dois novos mostradores de relógio: Pallet e Snoopy.
- Smart Stack: com o recurso é possível conferir informações de temporizadores, reprodução de música, compromissos e mais. Tudo a partir dos widgets do Smart Stack, que podem ser acessados abaixo do mostrador do relógio, ao girar a Digital Crown.
- Atualização do aplicativo de caminhada: visão tridimensional de onde está, informações de trilhas próximas e mapas.
- Atualização do aplicativo de ciclismo: conexão automática a acessórios habilitados para Bluetooth para adicionar informações como velocidade, potência e cadência.
- Saúde mental: permite registrar características de seu estado de espírito e pode identificar quanto tempo você passou à luz do dia.
O tvOS 17 traz melhorias para FaceTime
O tvOS 17 trará aguardadas atualizações para melhorar a experiência com o Facetime:
- Integração com câmera do iPhone: pela primeira vez, o hardware da Apple TV poderá se integrar à câmera do iPhone, a partir do novo recurso Continuity Camera no tvOS 17.
- FaceTime no Apple TV 4K: os usuários poderão iniciar chamadas diretamente da Apple TV, ou ainda iniciá-las no iPhone ou iPad e transferi-las para a televisão.
- Outros aplicativos de videoconferência: apps como Webex da Cisco e Zoom devem chegar ao tvOS.
- Novo Centro de Controle: acesso mais fácil a status do sistema, hora atual, perfil ativo e informações de conexão.
- Configurações personalizadas de perfis: o sistema vai guardar informações como idioma e AirPods emparelhados de cada perfil.
O macOS Sonoma deve chegar em outubro
A expectativa atual é de que o macOS Sonoma não seja lançado junto ao iOS 17, mas sim em outubro, quando a Apple deve lançar novos Macs. E a versões testes do sistema já adiantam o que vem por aí:
- Presenter Overlay: recurso permitirá compartilhar telas, com diferentes tamanhos, enquanto participa de uma videochamada.
- Controle de imagem: será possível controlar zoom e panorâmica durante videochamada.
- Modo Jogo: esta adição garante que a prioridade de uso da CPU e da GPU seja para a execução de jogos.
- Perfil no Safari: perfil individual com histórico de navegação, favoritos, grupos de guias e extensões. A pesquisa também será mais responsiva e com sugestões mais relevantes.
CONFIRA MAIS NOVIDADES!
- Apple quase lançou iPad de 14 polegadas este ano
- Apple confirma data de evento anual e convite pode ter pistas do iPhone 15
- iPhone SE 4 pode ter design do iPhone 14 e recurso do iPhone 15
- Galaxy S24 Ultra terá tela plana OLED muito mais brilhante
- Os 4 grandes anúncios que a Apple deve fazer em setembro (além do iPhone 15!)