Bateu o arrependimento: clientes estão devolvendo o Apple Vision Pro

 William Schendes
William Schendes

Após o frenesi inicial que levou milhares de pessoas a se aglomerarem em frente às lojas da Apple para comprar o Vision Pro, o novo aparelho está enfrentando uma onda de devoluções.

De acordo com a política de devolução da Apple, os consumidores têm até 14 dias para devolver o produto. Dessa forma, os clientes que compraram o gadget no lançamento tem até a amanhã, 16 de fevereiro, para devolver o headset de realidade mista e pedir reembolso.

Mas, afinal, por que o Apple Vision Pro não agradou os consumidores?

Apple Vision Pro devoluções
(Imagem: Apple)

Desconforto, dores de cabeça e enjoo

Em duas semanas de uso, os clientes relatam que o Apple Vision Pro tem características nada agradáveis. A mais recorrente é o desconforto, afinal, algumas análises mencionam que o dispositivo não se encaixa perfeitamente em suas cabeças, além de ser muito pesado (cerca de 600 gramas).

Além disso, muitos clientes citam que o dispositivo causa dores de cabeça. Como reportou o The New York Post, um usuário do Reddit relatou que já devolveu seu headset, pois causou "dores de cabeça extremas".

"Não consigo usá-los por mais de 10 minutos sem extremo desconforto. Parece uma sessão de tortura apenas tentando continuar. Não tenho ideia de como todos esses streamers conseguem jogar por horas. Depois de 10 minutos, sinto que estou prestes a ter um ataque cardíaco", disse.

Outro usuário disse que não quer mais "tocar neles" por conta do cansaço visual. Também há relatos de enjoos, náuseas e vermelhidão nos olhos.

Falta aplicativos e experiências que justifiquem o preço

Além do mal-estar causado pelo dispositivo, parte dos consumidores acreditam que o Apple Vision Pro não oferece tantas experiências e recursos inovadores para justificar seu preço (a partir de US$ 3.499 - cerca de R$ 17 mil).

O youtuber Kane Sutter publicou um vídeo explicando que "não há experiências diversificadas suficientes" para justificar o preço do dispositivo.

"Talvez se houvesse um ecossistema de aplicativos maior no lançamento, eu teria ficado mais feliz em mantê-lo (por exemplo, para experiências mais curtas, como jogos, para as quais eu o usaria em períodos mais curtos). Mas para trabalho e entretenimento, ainda não existe", descreveu um usuário do Reddit.

Mark Zuckerberg diz o que achou do Apple Vision Pro

As notícias sobre devoluções do Apple Vision Pro chegam após Mark Zuckerberg, CEO da Meta, postar um vídeo comentando o que achou do dispositivo.

O executivo elogiou a resolução de tela e tecnologia de rastreamento ocular da Apple, porém, considera que o Quest 3 da Meta é um "produto melhor", além de ter o melhor valor.

Zuckerberg também cita que o dispositivo de sua empresa é mais leve e conta com uma biblioteca de aplicativos consideravelmente maior.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: