A bateria do seu iPhone começou a durar menos do que o de costume? É possível que o componente esteja entrando em um processo natural de envelhecimento, o que pode causar uma piora no desempenho.
Mas como saber se isso é verdade? E o que fazer caso a bateria do iPhone esteja mesmo comprometida? Não se preocupe, traremos aqui todas as respostas!
Confira a saúde da bateria do iPhone
A Apple utiliza em seus smartphones baterias de íon de lítio. Especialistas sugerem que esse tipo de bateria, em geral, só começa a apresentar queda no desempenho após dois anos de uso. No entanto, o uso de carregadores não originais e a substituição de peças em lojas não autorizadas, por exemplo, podem afetar essa expectativa.
Uma forma de saber como está a capacidade e desempenho da bateria do seu iPhone é a opção Saúde da Bateria, disponível nas configurações do smartphone. Para isso, basta seguir os passos abaixo.
1. Acesse o app Ajustes;
2. Role a tela e toque em Bateria;
3. Agora, vá em Saúde da Bateria e Carregamento;
4. A opção Capacidade Máxima indica um percentual. Se estiver 100%, ela apresenta a mesma capacidade de quando era nova. Se apresenta outro percentual, indica que já apresenta algum comprometimento.
Se o resultado não foi de 100%, sua bateria possui algum nível de envelhecimento químico, o que resulta em menor duração da carga entre uma recarga e outra.
A saúde da bateria não está 100%. E agora?
Se a Capacidade Máxima da bateria for igual ou inferior a 80%, pode começar a considerar substituir o componente. Isso não quer dizer que seu iPhone não entregará um bom desempenho, mas a tendência será de que a bateria dure cada vez menos ao longo do dia.
Alguns especialistas recomendam sua substituição quando a saúde estiver abaixo de 75%. O ideal é observar se o seu smartphone ainda consegue atender às suas necessidades diárias sem prejuízo.
Outros sinais de que a troca também deve ser considerada são quando o dispositivo emitir avisos de que o desempenho da bateria está diminuindo ou de que o aparelho não pode ser carregado.
Vale ressaltar que a Apple recomenda a substituição apenas por componentes originais e em lojas autorizadas.
Bateria nova, mas ainda descarrega rápido?
O sistema indica que a saúde da bateria está bem e, ainda assim, parece que está acabando rápido demais? É possível que haja outros os motivos.
Pode ser culpa dos aplicativos
Alguns aplicativos têm o poder de drenar a bateria do seu iPhone mais rapidamente do que gostaríamos. As redes sociais, como TikTok e Instagram, por exemplo, incentivam os usuários a tocarem incessantemente na tela, resultando em um consumo significativo de energia.
Além disso, existem aplicativos que continuam operando em segundo plano, mesmo quando não estão em uso, contribuindo para o consumo de bateria sem que o usuário esteja ciente. Esses são os programas que enviam notificações, rastreiam o celular, reproduzem música, entre outras ações.
Problemas com o carregador
Usar um carregador não original ou um original que esteja danificado pode afetar a eficiência da recarga da bateria. São considerados danos desgaste na parte exterior, bem como pinos tortos, frouxos e que não encaixam direito.
Além disso, se a porta de entrada do iPhone estiver suja ou avariada, também pode prejudicar a recarga.
Tela com muita luminosidade
A intensidade da luz da tela também pode influenciar e muito na duração da bateria. Manter o brilho sempre no máximo pode resultar em um aumento significativo no consumo de energia. Uma dica valiosa é optar pelo ajuste automático, acessível em Ajustes → Tela e Brilho → True Tone.
Além disso, se o intervalo para o bloqueio da tela após certo tempo de inatividade for grande, também pode impactar no desempenho. Para otimizar isso, basta seguir o caminho: Ajustes → Tela e Brilho Bloqueio automático → selecionar o período de tempo.
Serviços de localização sempre ligados
Os recursos de localização são muito úteis, seja para encontrar um endereço em aplicativos de mapa ou em apps que oferecem serviços personalizados. No entanto, esse rastreamento, principalmente via GPS, pode ser um dos grandes vilões da duração da sua bateria.
Por isso, o ideal é manter esse tipo de recurso ligado apenas quando for usar o programa e desligá-lo quando não estiver mais em uso. Para isso, basta ir em Ajustes → Privacidade → Serviços de Localização → desativar a chave ao lado de Serviços de Localização.
Dicas para aumentar a duração e a vida útil da bateria do iPhone
- Mantenha o sistema operacional iOS sempre atualizado;
- Dê preferência ao ajuste de brilho automático da tela;
- Sempre que possível, opte por usar internet via Wi-Fi em vez de rede de internet móvel, que consome mais energia;
- Ative o modo Pouca Energia, quando a carga estiver baixa. A opção reduz o brilho da tela, impede que apps em segundo plano baixem dados e otimiza o desempenho do aparelho, desativando recursos que não estão sendo usados no momento.
- Evite expor o iPhone a temperaturas acima de 35 °C. Segundo a Apple, altas temperaturas podem causar danos permanentes à bateria do aparelho.
- Caso a capa esquente o aparelho na hora de recarregar, remova-a.
Você também curtir:
- Novos recursos de câmera do S24 serão lançados para celulares antigos
- Netflix, YouTube e Spotify não terão aplicativos no Apple Vision Pro: Entenda a decisão
- Vazamentos revelam possível ASUS Zenfone 11 Ultra com especificações poderosas
- Airfryer Philips Walita XL com conexão com Alexa com desconto de 43%