O Banco Central (BC) divulgou novas medidas para aprimorar a segurança do Pix e estabeleceu uma data para o lançamento do Pix Automático. As medidas anunciadas recentemente visam minimizar fraudes e melhorar a proteção dos usuários.
Uma das principais mudanças é a nova regra para dispositivos de acesso, como celulares e computadores, utilizados para iniciar transações Pix. Transações acima de R$200,00 e com um limite diário superior a R$1.000,00 só poderão ser realizadas por dispositivos previamente cadastrados pelo cliente. Isso dificultará a ação de fraudadores que tentam utilizar dispositivos não registrados para realizar transações.
“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix. Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas.”
- Explica o Banco Central.
Pix Automático chegará apenas em 2025
O Banco Central também aprovou o lançamento do Pix Automático para 16 de junho de 2025. Esta nova funcionalidade permitirá cobranças recorrentes, beneficiando empresas de diversos setores, como concessionárias de serviços públicos, escolas, academias, planos de saúde, e serviços de streaming.
Para os consumidores, o Pix Automático trará mais comodidade, permitindo débitos periódicos automáticos mediante autorização prévia, sem necessidade de autenticação a cada transação.
O Pix Automático deve reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência dos procedimentos de cobrança, além de diminuir a inadimplência, como explica a instituição. A operação será padronizada pelo BC, facilitando a implementação e aumentando a competição entre empresas.
FIQUE POR DENTRO!