O Banco Central do Brasil (BC) emitiu um comunicado nesta segunda-feira (30) alertando sobre o vazamento de dados cadastrais vinculados a 53 mil chaves Pix armazenadas pela instituição de pagamento Qesh.
O BC informa que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações sobre movimentações, saldos financeiros e dados sob sigilo bancário.
Em comunicado, o BC afirma que os dados vazados são de "natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras".
De acordo com o banco, o incidente já está sendo apurado, e as pessoas afetadas pelo vazamento serão notificadas através do aplicativo ou internet banking da instituição financeira.
Conforme reportou a Folha de São Paulo, a empresa afirma que o vazamento está relacionado a uma tentativa de invasão a um dos clientes da Qesh.
No site da Qesh, há um comunicado informando que o sistema antifraude da companhia identificou e bloqueou atividades fraudulentas envolvendo "chaves PIX e fraudes relacionadas ao Imposto de Renda (IR), Detran, PASEP, entre outras instituições".
Para os usuários afetados, a Qesh faz a seguinte recomendação:
"Se você foi vítima dessa situação e verificou que o pagamento de seu IR ou qualquer transação destinada ao Detran ou PASEP foi direcionado à Qesh Instituição de Pagamento LTDA, solicitamos que entre em contato imediatamente com a nossa ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@qesh.ai, para que possamos proceder com a repatriação do seu dinheiro."
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e cibersegurança, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
VEJA TAMBÉM!