Durante uma conferência sobre inteligência artificial (IA) realizada nesta quinta-feira (28), Wang Haifeng, CTO da Baidu, anunciou que o chatbot da empresa, semelhante ao ChatGPT, ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários, destacando o avanço da IA chinesa e acirrando a competição no mercado de chatbots.
A Baidu, uma das gigantes do setor de motores de busca, lançou inicialmente o Ernie Bot em março, o que, segundo analistas, proporcionou à empresa uma vantagem significativa no mercado em expansão de chatbots na China.
Esse mercado tem experimentado rápido crescimento, com diversas empresas, tanto grandes quanto pequenas, desenvolvendo suas próprias soluções impulsionadas pela inteligência artificial generativa.
O movimento da Baidu segue o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, que tornou-se a aplicação de software de crescimento mais rápido do mundo em seis meses, levando a empresa a ser avaliada em mais de US$ 80 bilhões, com a Microsoft investindo US$ 13 bilhões em uma subsidiária lucrativa tendo uma participação de 49%.
Apesar do índice de 79,02 do Ernie Bot, líder entre os chatbots chineses, a classificação da SuperCLUE, que avalia chatbots movidos por inteligência artificial gerativa, fica mais de 10 pontos abaixo da versão mais recente do ChatGPT.
Essa competição destaca o potencial do Ernie Bot e produtos relacionados para ampliar a participação da Baidu em seus principais negócios, incluindo motores de busca, serviços em nuvem e carros inteligentes, como ressaltado pelo CEO da Baidu, Robin Li.
Veja também:
- Atenção! Cuidado ao compartilhar cabos do iPhone
- Ataques cibernéticos: Seis filmes para assistir nas férias
- Saudades da câmera Polaroid? Agora é possível montar uma em Lego