Baidu anuncia 300 Milhões de usuários do ERNIE Bot e apresenta nova versão de IA

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Baidu, gigante chinesa de tecnologia, revelou que seu ERNIE Bot, alternativa ao ChatGPT, já conta com 300 milhões de usuários. A informação foi divulgada pelo diretor de tecnologia da empresa, Wang Haifeng, durante o Wave Summit 2024, onde também foi apresentada a mais recente versão do modelo de IA, o ERNIE 4.0 Turbo.

Baidu IA Ernie capa
ERNIE Bot da Baidu (Imagem: Divulgação)

O ERNIE Bot, atualmente a ferramenta de IA mais popular da China, atingiu a marca de 100 milhões de usuários em dezembro de 2023, apenas quatro meses após ser autorizado a fornecer serviços de IA generativa ao público. Esse número dobrou em abril, consolidando a rápida adoção da plataforma.

Segundo Wang, o bot de IA da Baidu processa 500 milhões de consultas por dia. O novo modelo ERNIE 4.0 Turbo pode ser acessado tanto pelo site oficial quanto pelo aplicativo. Clientes corporativos também podem integrar diretamente o modelo avançado da Baidu por meio da plataforma AI Cloud Qianfan, aproveitando ao máximo os recursos de inteligência artificial oferecidos pela empresa.

Restrições

Na China, por conta das restrições do regime fechado, plataformas e aplicativos devem "aderir aos valores básicos do socialismo" e evitar ameaças à segurança nacional, além de não promover terrorismo, violência ou "ódio étnico", conforme as diretrizes divulgadas recentemente. Essas restrições afetam diretamente a forma como tecnologias de IA operam no país.

Baidu evento IA
Baidu na Wave Summit 2024 (Imagem: Divulgação)

Por exemplo, a ilha de Taiwan - que a China considera parte de seu território - é definida pelo ERNIE Bot como "parte do território sagrado da República Popular da China". A IA reforça que "a soberania e a integridade territorial da China não podem ser violadas ou divididas" e rapidamente sugere mudar de tópico.

Quando questionado pela AFP sobre sua capacidade de falar livremente sobre qualquer assunto, a IA afirmou: "Podemos conversar sobre o que você quiser. Porém, lembre-se que alguns assuntos podem ser delicados ou tocar em aspectos jurídicos e, portanto, estão sujeitos à sua responsabilidade".

As capacidades do ChatGPT, da OpenAI, são observadas há tempos na China, onde o acesso à plataforma é bloqueado (é possível acessá-lo por meio de softwares como VPNs). O país asiático tem a ambição de se tornar líder mundial em IA até 2030, objetivo que promete transformar diversos setores, como a indústria automobilística e a medicina.

O ERNIE Bot exemplifica a complexa relação entre tecnologia avançada e censura governamental, refletindo as rigorosas políticas de controle de informação do país.

Com informações da AFP.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: