Músicos, produtores musicais e editores de podcast, o Audacity tem um empolgante anúncio: o editor de áudio agora conta com ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
Desenvolvidas pela Intel e disponibilizadas no pacote gratuito de plugins OpenVINO, os recursos incluem transcrição de áudios, criação musical a partir de prompts, possibilidade de isolar vocais em uma faixa e mais.
IA para edição de podcasts
A integração de IA ao Audacity trouxe três ferramentas bem interessantes para a edição de podcasts. A primeira delas é o recurso de priorizar o áudio da pessoa que está falando ao suprimir quaisquer barulhos externos às conversas.
As outra duas novas funções são a transcrição e a tradução de áudios. Para adquiri-las, o usuário do Audacity precisará usar o plugin com a tecnologia Whisper, desenvolvida pela OpenAI. Esses dois recursos podem ser muito úteis para criação de legendas ou para localizar frases específicas para a edição.
IA para produção musical
Uma da novas funções adicionadas ao Audacity é descrita pela empresa como “ideal para criar covers e tocar junto”. Trata-se da Music Separation, função capaz de separar o som de instrumentos musicais e vocais de uma música.
Já a Music Generation e a Music Style Remix contam com IA generativa a partir da tecnologia Stable Diffusion. Com esses recursos, o editor poderá gerar músicas a partir de prompts de texto (descrições/comandos em texto) e ainda escolher gênero, batidas por minuto, pausas, entre outras características.
Como adicionar funções IA ao Audacity
As ferramentas IA do Audacity já estão disponíveis e podem ser adicionadas ao editor de áudio para Windows. Isso pode ser feito a partir da instalação gratuita do pacote de ferramentas OpenVINO, que pode ser acessado no diretório do GitHub.
FIQUE POR DENTRO!