Atualize sua senha! Maior vazamento da história expõe 50 bilhões de senhas

 William Schendes
William Schendes

Pesquisadores da Cybernews identificaram um vazamento que pode ser o maior da história. De acordo com o relatório, foram encontradas 9,9 bilhões de senhas únicas em um fórum hacker chamado ObamaCare no dia 4 de julho.

A equipe responsável descobriu que o vazamento, nomeado RockYou2024, conta com senhas já vazadas anteriormente e novas violações de dados. O vazamento inclui senhas expostas no período entre 2021 e 2024.

“Em sua essência, o vazamento RockYou2024 é uma compilação de senhas do mundo real usadas por indivíduos em todo o mundo. Revelar tantas senhas para agentes de ameaças aumenta substancialmente o risco de ataques de credential stuffing – um tipo de ataque cibernético em que o hacker utiliza credenciais vazadas para invadir sistemas.”

- Cybernews.

Atualize sua senha! Maior vazamento de dados da história expõe 50 bilhões de senhas
(Imagem: IA/ Copilot)

Se você costuma utilizar a mesma senha para diferentes contas, a recomendação é alterá-la. Isso porque os agentes de ameaças cibernéticas tentam obter acesso a contas utilizando senhas e demais dados obtidos nesses vazamentos.

Como destaca a Cybernews, ainda não há uma solução definitiva para proteger usuários que tiveram as senhas expostas; no entanto, existem algumas práticas recomendadas para evitar ter suas senhas utilizadas por agentes maliciosos, incluindo:

  • Uso de senhas diferentes para cada conta.
  • Utilizar gerenciadores de senhas como 1Password e Proton Pass para criar e armazenar senhas complexas.
  • Ativar a autenticação multifator (MFA) em seus dispositivos sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança.
  • Usar ferramentas para verificar se suas senhas foram expostas. Uma das opções é a Leaked Password Checker.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: